top of page

Ponte Salvador-Itaparica: mapa reúne as notícias e propagandas da obra

O mapa é interativo e on-line, disponível para usuários e editável para os colaboradores e colaboradoras que desejarem somar com a análise cartográfica dos fatos materiais e mídias públicas circuladas entre 2020 e 2026. Por Antônio Heleno Caldas Laranjeira


Criado no mesmo dia do anúncio oficial do início das obras da Ponte Salvador-Itaparica, em 12 de novembro de 2020, o mapeamento colaborativo é um projeto-piloto do pesquisador em Comunicação e Cultura, Antônio Laranjeira, doutorando pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“O mapa começou com a inquietação pessoal de saber ‘aonde a ponte vai chegar até 2026’, em diferentes sentidos: nos discursos dos meios de comunicação e nas práticas da construção dessa ponte”, diz Laranjeira.

Veja os detalhes e legendas do mapa clicando aqui.

Visualização interativa com as rotas aceleradas (azul) e do roteiro da ponte (laranja)

A investigação colaborativa, entre cidadãos, ONGs e cientistas visa formatar um mapeamento das mídias sobre a construção da Ponte Salvador-Itaparica, sejam elas notícias do jornalismo ou propagandas do governo da Bahia.

O mapa é interativo e on-line, disponível para usuários e editável para os colaboradores e colaboradoras que desejarem somar com a análise cartográfica dos fatos materiais e mídias públicas circuladas entre 2020 e 2026.

bottom of page