top of page

Quem Somos

Apresentação
acervos_15. Mobilidade, clima e meio amb
acervos_3. Acessibilidade - Pessoas com
apresentação
ezgif.com-gif-maker (6).gif

O Observatório da Mobilidade Urbana de Salvador — ObMobSSA é um coletivo formado por militantes, ativistas, pesquisadoras e pesquisadores dos mais diversos temas relacionados à mobilidade urbana. Somamo-nos aos muitos outros movimentos e organizações da sociedade que articulam e promovem resistências e apresentam propostas relacionadas às mais diversas formas de acessibilidade aos transportes coletivos, pela segurança nas vias públicas, pela mobilidade ativa, por um meio ambiente saudável e por uma cidade democrática. ​

​

acervos_5. Mobilidade e gênero.png
ezgif.com-gif-maker (4).gif
acervos_1. Mobilidade ativa 1 - calçadas

Equipe

equipe
Alessandra Almeida

Psicóloga, mulher preta, mãe, Especialista em Psicologia de Trânsito e Saúde Coletiva. Formação Clínica, em Psicologia Social e Emergências e Desastres. Perita Examinadora de Trânsito credenciada ao DETRAN/Ba, Vice-Diretora da ABRAPSIT - Ba, Mestranda do PPGNEIM/UFBA, Pesquisadora os Impactos da Política de  Mobilidade Urbana na Saúde Mental, mobilidade feminina e interseccionalidades.

Aline Prado

Engenheira Civil com experiência profissional na área de construção civil (obras viárias e edificações) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPEC-UFBA), na área de concentração em Sistemas de Transportes e Informações Espaciais. Pesquisadora de mobilidade feminina e do Centro de Estudos de Transporte e Meio Ambiente (CETRAMA-UFBA).

Daniel Caribé

Administrador Público (2005), mestre em Administração (2007) e doutor em Arquitetura e Urbanismo (2019). Pesquisador da mobilidade urbana, da gestão e financiamento dos transportes coletivos e dos impactos destas ações na produção do espaço urbano, na realização do direito à cidade e, em especial, no combate às desigualdades socioeconômicas.

Erica Telles

Comunicadora e Produtora Cultural. Cicloativista desde 2011, integra o coletivo Mobicidade Salvador e a União de Ciclistas do Brasil, na qual foi Diretora Administrativa (2017-2019) e atualmente está como Coordenadora de Comunicação. Participou de processos importantes de incidência legislativa federal e  na incidência executiva e legislativa municipal em prol da bicicleta e por um espaço público mais acessível e menos desigual.

Jamile Santana

Bacharela em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira ( 2018), Licencianda em Ciências Sociais. Pesquisadora na mobilidade e impacto socioambiental,  escritora e colunista Afro Ciclos-UOL, cicloativista e co-fundadora do projeto social Afrociclo Rede de Mobilização Coletiva. 

Maria Cecilia de Sousa

Geógrafa, especialista em Mobilidade Urbana pela Faculdade Católica (PUC), mestre (2008) e doutora (2018) em Planejamento Urbano pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisadora da mobilidade urbana e dos sinistros de trânsito, considerando o impacto desses eventos para a qualidade de vida na área urbana. 

Pablo Vieira Florentino

Doutor em Urbanismo (UFBA/2016), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação (Coppe-UFRJ/2003) e graduado em C. da Computação (UFBA/2000). É professor no IFBA Campus Salvador e membro do Coletivo Mobicidade Salvador desde 2012. Usuário da bicicleta de forma utilitária na maior parte dos deslocamentos. Pesquisador da mobilidade urbana, em especial da mobilidade ativa e de sua integração com o transporte coletivo. Tem se dedicado a investigar, analisar e visualizar bases de dados referentes à mobilidade e ao financiamento na produção do espaço urbano, advogando e argumentando a favor da ampliação do direito à cidade e pela redução das desigualdades socioespaciais.

Sanane Sampaio

Doutora em Ciências (2020), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2013) e arquiteta e urbanista (2008). É professora na Faculdade de Arquitetura da UFBA e tem experiência na elaboração de planos e projetos urbanísticos, na análise de questões urbanísticas e em práticas sociocomunitárias.

Davi Carlos

Urbanista, pós-graduando em Habitação e Cidade (2021) e mestrando em Planejamento e Gestão Territorial pela Universidade Federal do ABC - UFABC. Pesquisa sobre políticas públicas, principalmente aquelas voltadas para habitação, e entende a importância da mobilidade urbana no acesso ao Direito à cidade. 

Fernanda Gonzalez

Advogada especialista em Direito Público, associada do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, assessora jurídica popular na Articulação dos Movimentos e Comunidades do Centro Antigo de Salvador.

Josy Brasil

Comunicóloga, empresária, mãe, pesquisadora atuante na área de dança, audiovisual e acessibilidade, idealizadora do Projeto/Programa “Roda Comigo”. Formada em Comunicação Social pela Universitá Degli Studi Di Bergamo (Bergamo – Itália), participou do intercâmbio na Erasmus Universitat de Barcelona (Barcelona – Espanha). Sócia da JB Cidadania, empresa de reconhecimento da cidadania italiana, além de ter sua própria agência de entretenimento e organização de eventos (Agência Joy). Idealizou o programa “Roda Comigo” que tem por objetivo informar de forma interativa sobre a acessibilidade, dança, inclusão e demonstrar que as limitações podem ser ressignificadas dentro de um contexto diversificado, dinâmico, e lúdico.


 

Marcella Marconi

Bacharel em Direito, Analista Judiciária, ativista pela mobilidade ativa, integrante do Bike Anjo e do Coletivo Mobicidade Salvador.

Mário Pinho

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em jornalismo (2016). Atua como assessor de imprensa na área de infraestrutura de transportes.

Thaís Rebouças

Graduada em Urbanismo (2006) pela Universidade do Estado da Bahia, mestre (2012) e doutora (2019) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência em planejamento urbano, habitação de interesse social, gestão de projetos urbanos e participação social. Possui experiência docente (2017-2021) em disciplinas de Gestão Urbana, Projeto Urbanístico, Planejamento Urbano e Regional e Mobilidade Urbana. Atualmente trabalha com assessoria parlamentar, planejamento urbano e regional e assessoria popular.

Daniel Brito

Jornalista, formado pela Faculdade de Comunicação da UFBA (2020), com passagens por veículos de comunicação de Salvador (Jornal A TARDE, Rádio Metrópole/Portal Metro1 e Rádio Sociedade) e assessoria de comunicação e imprensa (Prefeitura de Salvador). Atualmente, é correspondente da Agência Mural e administrador do Busmídia, página dedicada a informar sobre o transporte público de Salvador e região metropolitana. Pesquisa transporte público urbano e temas correlatos.

Ediane Fiuza

Urbanista, especialista em Geoprocessamento, Mestranda em Engenharia Civil, com ênfase em Sistema de Transportes e Informações Espaciais pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora em projetos com foco em Mobilidade Ativa e Uso de Dados de Mapeamento Colaborativo no Centro de Estudos de Transportes e Meio Ambiente (CETRAMA). Tem experiência em Geoprocessamento, Mobilidade Urbana, Análise Espacial e Regularização Fundiária.

Janeta Maura

Geógrafa Licenciada, formada pelo Instituto de Geociências da UFBA (2021), mulher preta, mãe. Foi pesquisadora-bolsista no Departamento de Engenharia de Transportes e Geodesia da Escola Politécnica, no Centro de Estudos de Transportes e Meio Ambiente (CETRAMA-UFBA), pesquisou sobre mobilidade urbana na copa de (2014), posteriormente em trabalhou no projeto SVO(2016). Atualmente é Pesquisadora-bolsista no grupo de Pesquisa do Espaço Urbano (PEU-UFBA) e Bacharelanda em Geografia.

Marcelo Zig

Filósofo, escritor, palestrante, servidor público e ativista afrodeficiente. Idealizador do Projeto Mergulho Cidadão (campanha preventiva aos riscos de acidente por mergulho em águas rasas), fundador da Comissão de Profissionais com Deficiência da Empresa de Águas e Saneamento do Estado da Bahia – Embasa, presidente do coletivo Quilombo PcD que trabalha a interseccionalidade de raça e deficiência no combate ao atravessamento do racismo e do capacitismo na vida da pessoa preta com deficiência e colunista da revista Pre-Storyca.

Mariana Assef Lavez

Mestranda em Urbanismo Contra-Hegemônico pela Universidade Federal da Bahia (PPGAU-UFBA). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), tendo realizado intercâmbio acadêmico na Espanha, na Escuela Técnica Superior de Urbanismo (ETSAC-UDC). Tem experiência nas áreas de pesquisa, planejamento territorial participativo e políticas públicas, com ênfase no Direito à Cidade feminista e antirracista. Atuou no desenvolvimento de projetos sociais em contextos urbanos e rurais, na estruturação de campanhas de mobilização, advocacy, e na construção de planos populares com comunidades tradicionais. Atualmente é Pesquisadora e Articuladora Territorial do Laboratório de Lutas Urbanas (Lugar Comum/PPGAU-UFBA).

Estrutura

Coordenação:
Erica Telles
Daniel Caribé
Pablo Florentino

​

Conselho Editorial:
Erica Telles
Daniel Caribé
Marcella Marconi
Sanane Sampaio

​

Assessoria Jurídica:
Fernanda Gonzalez 

​

Assessoria de Comunicação:
Daniel Brito
Mário Pinho

COORDENADADORAS/ES DOS ACERVOS

Aplicativos (motoristas e entregadores)

Daniel Caribé

​

Gênero e Mobilidade

Aline Prado

​

​

Imobilidade, racismo e exclusão

​

​

Intervenções 1 – Metrô

​

​

Intervenções 2 – Ponte Salvador-Itaparica

Daniel Caribé

​

Intervenções 3 – BRT

Davi Carlos

​

Intervenções 4 – Monotrilho

Daniel Brito

​

Intervenções 5 – Nova Rodoviária

​

​

Linha Viva e Via Atlântica

​​

 

Metropolização e integração

​

​

Mobilidade ativa 1 - calçadas e outras infraestruturas relacionadas

 

Mobilidade ativa 2 - Infraestruturas e políticas cicloviárias

Erica Telles

 

Mobilidade, clima e meio ambiente

​

​

Mobilidade marítima

 

 

Mobilidade vertical

 

 

Participação cidadã e/ou popular

 

 

Pessoas com deficiência e baixa mobilidade

Josy Brasil

​

Smart City: vigilância, controle e novas tecnologias

​

​

Táxi e Mototáxi

​

​

Transporte coletivo por ônibus

Daniel Caribé

​

Trânsito e Segurança Viária

​

​

Via Expressa e Linhas Vermelha e Azul

​

​

​

ESTRUTURA

acervos_11. Mobilidade marítima.png
acervos_15. Mobilidade, clima e meio amb
acervos_3. Acessibilidade - Pessoas com
acervos_5. Mobilidade e gênero.png
Mobilidade ativa 2 - Infraestrutura e po
acervos_1. Mobilidade ativa 1 - calçadas
acervos modificados-49.png
Participação cidadã e_ou popular
acervos_12. Mobilidade vertical.png
acervos_19. Aplicativos (motoristas e en
acervos_20. Moto Táxi - Táxi.png
bottom of page