Quem Somos
Apresentação
O Observatório da Mobilidade Urbana de Salvador — ObMobSSA é um coletivo formado por militantes, ativistas, pesquisadoras e pesquisadores dos mais diversos temas relacionados à mobilidade urbana. Somamo-nos aos muitos outros movimentos e organizações da sociedade que articulam e promovem resistências e apresentam propostas relacionadas às mais diversas formas de acessibilidade aos transportes coletivos, pela segurança nas vias públicas, pela mobilidade ativa, por um meio ambiente saudável e por uma cidade democrática. ​
​
Equipe
Alessandra Almeida
Psicóloga, mulher preta, mãe, Especialista em Psicologia de Trânsito e Saúde Coletiva. Formação Clínica, em Psicologia Social e Emergências e Desastres. Perita Examinadora de Trânsito credenciada ao DETRAN/Ba, Vice-Diretora da ABRAPSIT - Ba, Mestranda do PPGNEIM/UFBA, Pesquisadora os Impactos da Política de Mobilidade Urbana na Saúde Mental, mobilidade feminina e interseccionalidades.
Aline Prado
Engenheira civil (2012), mestra em Sistema de Transportes (PPEC/UFBA 2022, conceito 5 CAPES). É docente do Centro Universitário SENAI CIMATEC (Bloco Mobilidade Urbana dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil) e Pesquisadora do Observatório das Metrópoles, além de coordenar o acervo de gênero do Observatório da Mobilidade Urbana de Salvador. É também pesquisadora de mobilidade urbana inclusiva, de políticas públicas de mobilidade no Brasil.
Daniel Caribé
Administrador Público (2005), mestre em Administração (2007) e doutor em Arquitetura e Urbanismo (2019). Pesquisador da mobilidade urbana, da gestão e financiamento dos transportes coletivos e dos impactos destas ações na produção do espaço urbano, na realização do direito à cidade e, em especial, no combate às desigualdades socioeconômicas.
Erica Telles
Comunicadora e Produtora Cultural. Cicloativista desde 2011, integra o coletivo Mobicidade Salvador e a União de Ciclistas do Brasil, na qual foi Diretora Administrativa (2017-2019) e atualmente está como Coordenadora de Comunicação. Participou de processos importantes de incidência legislativa federal e na incidência executiva e legislativa municipal em prol da bicicleta e por um espaço público mais acessível e menos desigual.
Jamile Santana
Bacharela em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira ( 2018), Licencianda em Ciências Sociais. Pesquisadora na mobilidade e impacto socioambiental, escritora e colunista Afro Ciclos-UOL, cicloativista e co-fundadora do projeto social Afrociclo Rede de Mobilização Coletiva.
Maria Cecilia de Sousa
Geógrafa, especialista em Mobilidade Urbana pela Faculdade Católica (PUC), mestre (2008) e doutora (2018) em Planejamento Urbano pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisadora da mobilidade urbana e dos sinistros de trânsito, considerando o impacto desses eventos para a qualidade de vida na área urbana.
Pablo Vieira Florentino
Doutor em Urbanismo (UFBA/2016), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação (Coppe-UFRJ/2003) e graduado em C. da Computação (UFBA/2000). É professor no IFBA Campus Salvador e membro do Coletivo Mobicidade Salvador desde 2012. Usuário da bicicleta de forma utilitária na maior parte dos deslocamentos. Pesquisador da mobilidade urbana, em especial da mobilidade ativa e de sua integração com o transporte coletivo. Tem se dedicado a investigar, analisar e visualizar bases de dados referentes à mobilidade e ao financiamento na produção do espaço urbano, advogando e argumentando a favor da ampliação do direito à cidade e pela redução das desigualdades socioespaciais.
Davi Carlos
Urbanista, pós-graduando em Habitação e Cidade (2021) e mestrando em Planejamento e Gestão Territorial pela Universidade Federal do ABC - UFABC. Pesquisa sobre políticas públicas, principalmente aquelas voltadas para habitação, e entende a importância da mobilidade urbana no acesso ao Direito à cidade.
Fernanda Gonzalez
Advogada especialista em Direito Público, associada do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, assessora jurídica popular na Articulação dos Movimentos e Comunidades do Centro Antigo de Salvador.
Josy Brasil
Comunicóloga, empresária, mãe, pesquisadora atuante na área de dança, audiovisual e acessibilidade, idealizadora do Projeto/Programa “Roda Comigo”. Formada em Comunicação Social pela Universitá Degli Studi Di Bergamo (Bergamo – Itália), participou do intercâmbio na Erasmus Universitat de Barcelona (Barcelona – Espanha). Sócia da JB Cidadania, empresa de reconhecimento da cidadania italiana, além de ter sua própria agência de entretenimento e organização de eventos (Agência Joy). Idealizou o programa “Roda Comigo” que tem por objetivo informar de forma interativa sobre a acessibilidade, dança, inclusão e demonstrar que as limitações podem ser ressignificadas dentro de um contexto diversificado, dinâmico, e lúdico.
Thaís Rebouças
Graduada em Urbanismo (2006) pela Universidade do Estado da Bahia, mestre (2012) e doutora (2019) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência em planejamento urbano, habitação de interesse social, gestão de projetos urbanos e participação social. Possui experiência docente (2017-2021) em disciplinas de Gestão Urbana, Projeto Urbanístico, Planejamento Urbano e Regional e Mobilidade Urbana. Atualmente trabalha com assessoria parlamentar, planejamento urbano e regional e assessoria popular.
Daniel Brito
Jornalista, formado pela Faculdade de Comunicação da UFBA (2020), com passagens por veículos de comunicação de Salvador (Jornal A TARDE, Rádio Metrópole/Portal Metro1 e Rádio Sociedade) e assessoria de comunicação e imprensa (Prefeitura de Salvador). Atualmente, é correspondente da Agência Mural e administrador do Busmídia, página dedicada a informar sobre o transporte público de Salvador e região metropolitana. Pesquisa transporte público urbano e temas correlatos.
Ediane Fiuza
Urbanista, especialista em Geoprocessamento, Mestranda em Engenharia Civil, com ênfase em Sistema de Transportes e Informações Espaciais pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora em projetos com foco em Mobilidade Ativa e Uso de Dados de Mapeamento Colaborativo no Centro de Estudos de Transportes e Meio Ambiente (CETRAMA). Tem experiência em Geoprocessamento, Mobilidade Urbana, Análise Espacial e Regularização Fundiária.
Janeta Maura
Geógrafa Licenciada, formada pelo Instituto de Geociências da UFBA (2021), mulher preta, mãe. Foi pesquisadora-bolsista no Departamento de Engenharia de Transportes e Geodesia da Escola Politécnica, no Centro de Estudos de Transportes e Meio Ambiente (CETRAMA-UFBA), pesquisou sobre mobilidade urbana na copa de (2014), posteriormente em trabalhou no projeto SVO(2016). Atualmente é Pesquisadora-bolsista no grupo de Pesquisa do Espaço Urbano (PEU-UFBA) e Bacharelanda em Geografia.
Marcelo Zig
Filósofo, escritor, palestrante, servidor público e ativista afrodeficiente. Idealizador do Projeto Mergulho Cidadão (campanha preventiva aos riscos de acidente por mergulho em águas rasas), fundador da Comissão de Profissionais com Deficiência da Empresa de Águas e Saneamento do Estado da Bahia – Embasa, presidente do coletivo Quilombo PcD que trabalha a interseccionalidade de raça e deficiência no combate ao atravessamento do racismo e do capacitismo na vida da pessoa preta com deficiência e colunista da revista Pre-Storyca.
Mariana Assef Lavez
Mestranda em Urbanismo Contra-Hegemônico pela Universidade Federal da Bahia (PPGAU-UFBA). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), tendo realizado intercâmbio acadêmico na Espanha, na Escuela Técnica Superior de Urbanismo (ETSAC-UDC). Tem experiência nas áreas de pesquisa, planejamento territorial participativo e políticas públicas, com ênfase no Direito à Cidade feminista e antirracista. Atuou no desenvolvimento de projetos sociais em contextos urbanos e rurais, na estruturação de campanhas de mobilização, advocacy, e na construção de planos populares com comunidades tradicionais. Atualmente é Pesquisadora e Articuladora Territorial do Laboratório de Lutas Urbanas (Lugar Comum/PPGAU-UFBA).
Coordenação:
Erica Telles
Daniel Caribé
Pablo Florentino
​
Conselho Editorial:
Aline Prado
Erica Telles
Daniel Caribé
Marcella Marconi
Mário Pinho
Pablo Florentino
Sanane Sampaio
Thais Rebouças
​
Assessoria Jurídica:
Fernanda Gonzalez
​
Assessoria de Comunicação:
Daniel Brito
Mário Pinho
COORDENADADORAS/ES DOS ACERVOS
Aplicativos (motoristas e entregadores)
Daniel Caribé
​
Gênero e Mobilidade
Aline Prado
​
​
Imobilidade, racismo e exclusão
​
​
Intervenções 1 – Metrô
​
​
Intervenções 2 – Ponte Salvador-Itaparica
Daniel Caribé
​
Intervenções 3 – BRT
Davi Carlos
​
Intervenções 4 – Monotrilho
Daniel Brito
​
Intervenções 5 – Nova Rodoviária
​
​
Linha Viva e Via Atlântica
​​
Metropolização e integração
​
​
Mobilidade ativa 1 - calçadas e outras infraestruturas relacionadas
Mobilidade ativa 2 - Infraestruturas e políticas cicloviárias
Erica Telles
Mobilidade, clima e meio ambiente
​
​
Mobilidade marítima
Mobilidade vertical
Participação cidadã e/ou popular
Pessoas com deficiência e baixa mobilidade
Josy Brasil
​
Smart City: vigilância, controle e novas tecnologias
​
​
Táxi e Mototáxi
​
​
Transporte coletivo por ônibus
Daniel Caribé
​
Trânsito e Segurança Viária
​
​
Via Expressa e Linhas Vermelha e Azul
​
​
​