top of page

Pesquisa mostra como as preocupações com a segurança afetam os padrões de viagem das mulheres

Atualizado: 23 de set. de 2021

Publicado por Claus Köllinger em eltis.org, traduzido por Aline Prado.

Crédito da foto: ©pixabay.com

O relatório de Gênero e Mobilidade (Inteligente) da Ramboll foi publicado, usando mais de 3.500 conjuntos de dados segregados por gênero de 7 capitais: Helsinque, Oslo, Copenhague, Estocolmo, Berlim, Nova Delhi e Cingapura. O objetivo do estudo era investigar as desigualdades de gênero e diferenças no transporte e mobilidade e ajudar a preencher quaisquer lacunas.


Os resultados do relatório mostram claramente que as questões de segurança e proteção afetam as mulheres em suas viagens pelas cidades e respectivas escolhas modais. As cidades devem reagir diretamente a isso, colocando as questões de segurança e proteção no centro dos projetos e estratégias de mobilidade urbana: para fornecer mobilidade e design de transporte seguros e protegidos.


O transporte público e a caminhada são as duas principais opções modais das mulheres nas 7 capitais. Os resultados da pesquisa mostram que as mulheres dão mais importância à sensação de segurança em uma estação de transporte público e a bordo do que os homens. Os tempos de espera em paradas e estações levantam preocupações e temores. Isso depende do projeto real das paradas e estações, bem como da presença ou não de funcionários. Mais mulheres do que homens consideram a 'distância até a parada' um fator para usar ou não o transporte público. Eles também indicam medo de assédio e agressão ligada ao transporte público com mais frequência.


Para caminhar, as mulheres temem o assédio e as agressões mais do que os homens e também veem o transporte de mercadorias como um desafio. O ciclismo é considerado inseguro por uma parcela muito maior de mulheres do que de homens em todos os métodos de pesquisa usados. Mesmo capitais do ciclismo como Copenhague viram problemas como desafios de ciclistas muito rápidos e agressivos.


Proteção e segurança é um problema comum, não importa a geografia ou cultura. Por exemplo, os preparativos de defesa das mulheres ao caminhar à noite foram considerados os mesmos em todas as sete cidades, variando de:

  • evitando certas áreas;

  • evitando ficar fora muito tarde;

  • usar sapatos que sejam bons para correr;

  • segurando uma chave pronta para ser usada como uma arma de defesa.

A mensagem clara para as cidades e planejadores de transporte é acabar com a negligência das necessidades das mulheres e integrar proteção e segurança em todos os novos projetos e reprojetos. Marianne Weinreich, Gerente de Mercado para Mobilidade Inteligente da Rambol, diz “Trata-se de ter uma lente que se concentra nas necessidades das mulheres, mas se você atender a essas considerações, na verdade criará melhor mobilidade para todos. Se não podemos facilitar e incluir as necessidades das mulheres, que constituem metade da população, então temos o grande desafio de oferecer um design inclusivo para as minorias. ”


+Veja o relatório completo: Gender and Mobility

bottom of page