Hamilton Assis participa da I Semana da Mobilidade Antirracista em Salvador
- ObMob Salvador
- 29 de ago.
- 3 min de leitura
Em Salvador, a maior cidade negra fora da África, o Professor Hamilton Assis mediará mesa sobre políticas antirracistas de mobilidade urbana durante a I Semana da Mobilidade Antirracista. Por Fulvio Bahia
Publicado no Caderno Baiano

O vereador Professor Hamilton Assis (PSOL), integrante da Comissão de Transportes e Serviços da Câmara Municipal de Salvador e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tarifa Zero, estará presente em mesa de debate da I Semana da Mobilidade Antirracista, que acontece entre os dias 1 e 4 de setembro de 2025.
Organizado pelo Observatório da Mobilidade de Salvador (ObMob Salvador) e pelo Instituto EquiCidades, o evento tem como objetivo discutir o racismo presente no planejamento da mobilidade urbana e propor soluções para tornar a cidade mais justa e inclusiva. A iniciativa contará com mesas temáticas, reunindo especialistas em urbanismo, militantes, parlamentares e representantes da sociedade civil.
Em Salvador, reconhecida como a cidade com maior população negra fora do continente africano, o debate sobre mobilidade antirracista ganha ainda mais relevância. Para o vereador, “a exclusão histórica e as desigualdades estruturais fazem com que a população negra e periférica seja a mais afetada pelas falhas e interrupções no transporte público, limitando o direito de ir e vir e aprofundando desigualdades sociais”.
Entre os destaques da programação está a mesa “Catraca Racial: Segurança Pública e Mobilidade Urbana”, que debaterá o impacto da violência e da atuação policial no deslocamento da população, sobretudo nas periferias. A proposta é evidenciar como a desigualdade racial influencia diretamente no acesso ao transporte público e na segurança cotidiana da população negra.
Além disso, no dia 4 de setembro (quinta-feira), às 9h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, Hamilton Assis será o mediador da Mesa 7 – “Conversa com parlamentares e gestores: políticas antirracistas de mobilidade urbana”. O debate reunirá ainda o vereador Hélio Ferreira (Comissões de Transporte, Trânsito e Serviços Públicos Municipais), a vereadora Marta Rodrigues (Comissão de Reparação), a vereadora Iza Lourença (Belo Horizonte), Rafaela Albergaria (Subsecretária de Transporte e Mobilidade Sustentável de Paracambi-RJ), além de representantes da SEMOB (Prefeitura de Salvador) e da SEDUR (Governo do Estado da Bahia).
Hamilton Assis destacou a importância de espaços como este para a formulação de políticas públicas: “Discutir mobilidade antirracista é pensar uma cidade que garanta o direito de ir e vir de todas as pessoas, sem discriminação. A Câmara Municipal precisa estar atenta a essas pautas, e é por isso que estaremos presentes nesses debates”, afirmou o parlamentar.
Vereador do PSOL cobra transparência, qualidade e dignidade para os passageiros e passageiras
Hamilton Assis tem atuado, junto à Frente da Tarifa Zero, para construir políticas públicas que promovam a mobilidade urbana acessível, com participação social e controle transparente dos recursos. O parlamentar aguarda a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tarifa Zero e do Transporte Digno, solicitada pelo seu mandato, já aprovada pela Câmara.
O vereador do PSOL já apresentou o Projeto de Lei nº 31/2025, que institui a “Catraquinha Livre” na capital baiana. A proposta prevê a liberação das catracas ou roletas dos ônibus, BRTs e estações de transbordo para crianças que já possuem gratuidade no transporte público. Além do Projeto de Lei nº 245/2025, que estabelece a obrigatoriedade da divulgação detalhada dos custos operacionais do sistema de transporte público coletivo da capital baiana. A proposta representa um passo importante na luta pela transparência e permite à população ter conhecimento dos custos de um dos serviços públicos mais essenciais da cidade.
A I Semana da Mobilidade Antirracista conta com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, Instituto Pólis e Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os encontros ocorrerão em diferentes espaços da capital baiana: UNEB, UFBA e no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. As inscrições são gratuitas e estão abertas através das redes sociais do ObMob Salvador.





Comentários