Hamilton Assis participa da I Semana da Mobilidade Antirracista em Salvador
- ObMob Salvador
- 1 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de set.
Vereador mediará mesa sobre políticas antirracistas de mobilidade urbana.
Publicado na página da Câmara de Vereadores de Salvador

O vereador Professor Hamilton Assis (PSOL), integrante da Comissão de Transportes e Serviços da Câmara Municipal de Salvador e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tarifa Zero, participa da mesa de debate da I Semana da Mobilidade Antirracista, que acontece entre os dias 1º e 4 de setembro de 2025.
Organizado pelo Observatório da Mobilidade de Salvador (ObMob Salvador) e pelo Instituto EquiCidades, o evento tem como objetivo discutir o racismo presente no planejamento da mobilidade urbana e propor soluções para tornar a cidade mais justa e inclusiva. A iniciativa contará com mesas temáticas que reúnem especialistas em urbanismo, militantes, parlamentares e representantes da sociedade civil.
Para o vereador, “a exclusão histórica e as desigualdades estruturais fazem com que a população negra e periférica seja a mais afetada pelas falhas e interrupções no transporte público, limitando o direito de ir e vir e aprofundando desigualdades sociais”.
Entre os destaques da programação está a mesa “Catraca Racial: Segurança Pública e Mobilidade Urbana”, que debaterá o impacto da violência e da atuação policial no deslocamento da população, sobretudo nas periferias. A proposta é evidenciar como a desigualdade racial influencia diretamente o acesso ao transporte público e a segurança cotidiana da população negra.
Programação
No dia 4 de setembro (quinta-feira), às 9h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, Hamilton Assis será o mediador da Mesa 7 – “Conversa com parlamentares e gestores: políticas antirracistas de mobilidade urbana”. O debate reunirá, ainda, o vereador Hélio Ferreira (PCdoB); a vereadora Marta Rodrigues (PT); a vereadora de Belo Horizonte, Iza Lourença; a subsecretária de Transporte e Mobilidade Sustentável de Paracambi-RJ, Rafaela Albergaria; além de representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano.
Hamilton Assis destacou a importância de espaços como este para a formulação de políticas públicas. “Discutir mobilidade antirracista é pensar uma cidade que garanta o direito de ir e vir de todas as pessoas, sem discriminação. A Câmara Municipal precisa estar atenta a essas pautas, e é por isso que estaremos presentes nesses debates”, afirmou o parlamentar.
Tarifa zero
Hamilton Assis tem atuado, junto à Frente da Tarifa Zero, para construir políticas públicas que promovam a mobilidade urbana acessível, com participação social e controle transparente dos recursos. O parlamentar aguarda a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tarifa Zero e do Transporte Digno, solicitada pelo seu mandato e já aprovada pela Câmara.
O vereador do PSOL já apresentou o Projeto de Lei nº 31/2025, que institui a “Catraquinha Livre” na capital baiana. A proposta prevê a liberação das catracas ou roletas dos ônibus, BRTs e estações de transbordo para crianças que já possuem gratuidade no transporte público. Outro exemplo é o Projeto de Lei nº 245/2025, que estabelece a obrigatoriedade da divulgação detalhada dos custos operacionais do sistema de transporte coletivo da capital. A iniciativa representa um passo importante na luta pela transparência e permite à população conhecer os custos de um dos serviços públicos mais essenciais da cidade.
Comentários