top of page

Projeto Cidade Bicicleta: Mobilidade para todos

Atualizado: 13 de nov. de 2022

GABRIELLI, Lívia; PEREIRA, Graça Gondim dos Santos; KALILI, Itamar et al. Projeto Cidade Bicicleta: Mobilidade para todos. Artigo Científico. Departamento de Transportes e Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana. CONINFRA 2010. São Paulo, 2010.


RESUMO: Preparar a cidade para a modernidade: sustentável, acessível, saudável, e, tratar a exclusão territorial de mais de 51 % (*) da população, resultante da impossibilidade do custeio do transporte coletivo, motivou a concepção do Projeto Cidade Bicicleta como um Programa Estruturante e Transversal para o governo do estado da Bahia. A bicicleta, como meio de transporte integrado ao sistema de transporte coletivo, representa uma solução alternativa e efetiva para o transporte nas cidades: um objeto individual e uma solução para todos. Fundamentado nos conceitos de inclusão territorial, economicidade, mobilidade sustentável, segmentação / integração e segurança, este Projeto, abrangente e abarcante, integra cidades médias da Bahia, Salvador e sua Macrorregião, e, está adequado às distintas dimensões de sustentabilidade: ambiental, menos poluição, menor aquecimento; social, inclusão da maioria da população e segurança nos deslocamentos; econômica, melhor relação custo / benefício dentre os meios de transporte e intensificação da dinâmica socioeconômica; cultural e territorial, nova percepção do ambiente urbano, conhecimento de áreas nunca visitadas; política, abrangente no território e no amplo alcance social. O sistema apóia-se no tripé: infraestrutura física, promoção da logística e gestão. Está estruturado em circuitos de três categorias: Especiais, como o que interliga as praças esportivas para a Copa 2014; Principais, do trabalhador, de lazer e cultural; e, Secundários, aqueles que drenam os fluxos dos bairros até os terminais de transportes e estruturam sistemas de circulação locais.


Preparando o projeto para a fase de detalhamento e projetos executivos, foi realizada uma Pesquisa de Opinião com ciclistas, em terminais de transporte e em pólos geradores de tráfego, de importante significado tanto pela riqueza dos resultados quanto pela grande falta de prospecções, na realidade dos meios de transportes, na cidade do Salvador. Este Projeto, Cidade Bicicleta, trata de modo relevante a segurança em transportes, a responsabilidade social, o impacto social e o desenvolvimento urbano, as políticas públicas de investimento e gestão em transportes.


Leia mais aqui


bottom of page