top of page

Primeiro teste para avaliar estações do BRT é realizado em Salvador

Atualizado: 29 de nov. de 2021

De acordo com a Semob, avaliação aconteceu em duas estações: na BRT Hiper e na Rodoviária Sul. Por G1 BA


Publicado no G1 Bahia

Foto: Divulgação/Semob

A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) realizou o primeiro teste para avaliar as estações do Bus Rapid Transit (BRT), na capital baiana, na quarta-feira (28).

De acordo com a Semob, o teste foi realizado em duas estações, na BRT Hiper e Rodoviária Sul.

Ainda de acordo com o órgão municipal, foram analisados os espaços para embarque e desembarque dos passageiros, a altura das plataformas, a área para manobras dos ônibus, entre outros detalhes que não foram divulgados.

As obras do BRT começaram na gestão do prefeito ACM Neto, em março de 2018. Na época, ambientalistas, urbanistas, moradores e artistas realizaram protestos contra a obra. Os principais problemas apontados estão no custo das obras, no impacto ambiental - corte de árvores e tamponamento de rios - e na inclusão de faixas voltadas para carros, o que para eles, seria um investimento no transporte individual e não coletivo.

O primeiro trecho do BRT foi entregue em dezembro de 2020 e contou com a inauguração de corredor viário em Salvador. De acordo com a prefeitura, responsável pela obra, a intervenção trará mais fluidez ao trânsito da região e é composta por via expressa e marginal.

O conjunto de vias do novo modal tem início pela via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e segue até o Parque da Cidade Joventino Silva, no bairro do Itaigara. O sistema de transporte também possui outros dois trechos: o trecho 2 (Lapa/Cidade Jardim - do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama) e o trecho 3 (Parque da Cidade Pituba-Itaigara - Posto dos Namorados).

bottom of page