top of page

Observatório da Mobilidade promove roda de conversa sobre Tarifa Zero em Salvador

Evento busca apresentar a Coalizão Triplo Zero e debater a criação do Sistema Único de Mobilidade.


Publicado no Política Livre

O Observatório da Mobilidade Urbana de Salvador (ObMob) promove nesta terça, 06, às 19h, no auditório Milton Santos do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO-UFBA), um debate ampliado sobre a Tarifa Zero nos transportes coletivos da capital baiana e a criação do Sistema Único de Mobilidade (SUM).


Trata-se de uma roda conversa sobre a Coalizão Mobilidade Triplo Zero, uma nova rede de organizações, movimentos e pessoas com o objetivo de lutar para que a mobilidade seja uma forma de garantir mais democracia e acesso a direitos sociais. O lançamento desta Coalizão já aconteceu nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e deve ocorrer em breve em Salvador.


A nomenclatura Triplo Zero significa os três vieses para qual a Coalizão se organiza: 1) a tarifa zero nos transportes coletivos, o que significa ampliar o acesso às cidades, direitos, garantir a todos a liberdade de se deslocar como e quando quiser; 2) zerar emissões de gases do efeito estufa, transformando a mobilidade em instrumento de combate às mudanças climáticas e à poluição, garantindo saúde e diminuindo a quantidade de carros nas ruas e 3) zerar o número de mortes no trânsito, fortalecendo a segurança das vias, plataformas, ciclovias e calçadas e dando prioridade à mobilidade a pé e por bicicleta.


Já o Sistema Único de Mobilidade (SUM) é inspirado em outros modelos, a exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Seu objetivo é garantir a universalização do direito social ao transporte a partir da construção de um sistema integrado nas esferas federal, estadual e municipal, com ações estruturantes e priorização de investimentos em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Já existe um projeto de emenda à Constituição Federal em tramitação no Congresso sobre esse tema!

bottom of page