top of page

Em Salvador, acesso ao Elevador Lacerda é liberado para ciclistas aos domingos

Atualizado: 14 de nov. de 2022

Iniciativa permite o acesso às ciclofaixas de lazer Centro Histórico e Comércio, além de servir como teste para um possível uso em dias úteis. Por Enzo Bertolini


Publicado no Vá de Bike

Uso aos domingos será também um teste para saber se a prática pode ser ampliada para todos os dias da semana. Foto: Divulgação/Salvador Vai de Bike

O acesso de ciclistas e bicicletas ao Elevador Lacerda, importante meio de ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa em Salvador (BA), está liberado pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) para ser realizado todos os domingos. O serviço é gratuito para quem estiver com a bike (para os outros passageiros o custo é de R$ 0,15).


A iniciativa é uma parceria com o movimento Salvador Vai de Bike e permitirá o acesso às ciclofaixas de lazer Centro Histórico e Comércio. Além disso, o uso aos domingos será um laboratório para a possibilidade de utilização durante a semana, o que facilitaria a vida dos ciclistas que usam a bicicleta como meio de transporte. Segundo informações do Movimento Salvador Vai de Bike, a escolha do domingo se deve ao fluxo menor de passageiros para testar o compartilhamento entre pedestres e ciclistas.


Cidade baixa e cidade alta


A capital baiana possui uma geografia particular que separa dois pontos importantes da cidade. O Elevador Lacerda foi importante para diminuir as distâncias e se tornou o primeiro elevador urbano do mundo ao ser construído em 1873. São 73 metros de altura e quatro cabines de 2,20 metros cada. O horário de funcionamento é de 6h às 23h.


Aproximadamente 28 mil pessoas circulam por ali diariamente. Desde 2006, o Elevador Lacerda é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Interior do Elevador Lacerda. Foto: Divulgação/Salvador Vai de Bike

bottom of page