top of page

Cidade para as Mulheres

Atualizado: 23 de set. de 2021

A busca pela construção de uma cidade mais humana, democrática e sustentável sob o prisma do gênero pode nos ajudar a diminuir desigualdades no meio urbano.


Publicado em Laboratorio da Cidade


“Cidade Para as Mulheres” surge do reconhecimento de que o acesso à cidade e se dá de forma desigual entre homens e mulheres, desigualdade essa que vai de encontro com a missão do Laboratório da Cidade:

Artigo 2º. O LdC tem por missão repensar as cidades, suas dinâmicas e transformações, almejando cidades mais humanas, democráticas e sustentáveis. Acreditando na participação e colaboração entre diferentes atores da cidade na elaboração e execução de planos, projetos e programas que busquem as sustentabilidades ambiental, social e econômica no meio urbano.

A busca pela construção de uma cidade mais humana, democrática e sustentável sob o prisma do gênero pode nos ajudar a diminuir desigualdades no meio urbano, uma vez que pode funcionar como um termômetro de apropriação democrática do espaço, afinal quando a cidade é segura para a mulher, a cidade é segura para todos.

Além de buscar uma cidade para a mulher, devemos buscar uma cidade pela mulher, por isso é imperativo incluir a mulher no papel de tomadora de decisão, seja em métodos participativos de desenho de projetos, seja no papel de produtora do espaço (arquiteta, urbanista, engenheira, geógrafa…), seja no campo político, desenhando políticas públicas.

Justamente com o intuito de incentivar a maior participação de mulheres na construção do futuro que queremos, o Cidade Para as Mulheres tem como objetivo repensar nossas cidades, suas dinâmicas e transformações numa perspectiva de gênero, buscando com isso espaços urbanos mais humanos, democráticos e sustentáveis sob três eixos temáticos:

  1. Segurança;

  2. Mobilidade Urbana; e

  3. Representação.

Valendo-se das seguintes estratégias:

  1. Encontros periódicos para debates e troca de conhecimento;

  2. Palestras, mesas redondas e workshops;

  3. Produção de conhecimento ao apoiar pesquisas, relatórios e coleta de dados que subsidiem o debate e a formulação de políticas públicas de produção da cidade sob o prisma do gênero;

  4. Desenho colaborativo de projetos e intervenções que respeitem a missão do grupo e do Laboratório da Cidade.

Para mais:



bottom of page