top of page

29.03.22 | Webinar GT Gênero UCB

A União de Ciclistas do Brasil realizará o tradicional webinar do GT Gênero que traz as pautas feministas para esta conversa.


Nesse encontro teremos a mediação de Luise Reis, coordenadora do GT Gênero e vice-presidenta da comissão de Direito, Diversidade Sexual e Gênero da OAB Bahia. O tema será: Saúde mental das diferentes mulheres que se deslocam diariamente pelas cidades brasileiras.

As convidadas são:

◾ Alessandra Almeida - Psicóloga, especialista em Psicologia de Trânsito e Saúde Coletiva. Mestra em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos - PPGneim/UFBA. Vice Presidenta da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego - ABRAPSIT/BA. Membra do OBMOBSSA.

◾ Ruth Costa - Mulher negra, periférica, Técnica em segurança do Trabalho, Diretora presidenta da União de Ciclistas do Brasil, voluntária da rede Bike Anjo, integrante do coletivo @Paráciclo e uma das idealizadoras do projeto @pedalamanaa e projeto Perifa na Pista que tem o objetivo de fortalecer o uso da bicicleta em territórios periféricos e de baixa renda, fotociclista e atualmente trabalhando pela mobilidade sustentável.

◾ Sandra Ramalhoso - Nascida em 15/11/1963, contraiu poliomielite com quatro meses. Musicista de formação. Professora aposentada. Em 2005 participou da criação da Associação de Sobreviventes da Pólio e que desenvolveram a Síndrome Póspólio – ABRASPP. Em 2022 assumiu a presidência da G-14 com o mesmo público alvo. Conselheira Titular no CMTT – Conselho Municipal de Transporte e Transito na cadeira da Pessoa com Deficiência de 2022-2024; Participante na ABNT para construção de veículos urbanos para transporte público e da 9050. Conselheira suplente do CMPU – Conselho Municipal de Políticas Urbanas. Coordenadora da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo desde 2020.

◾ Zuleide Feitosa - Professora substituta da Universidade de Brasíiia-Departamento de Processos Psicológicos Básicos-PPB. Doutora em TRANSPORTES pela Universidade de Brasilia - UnB (2017). Fez doutorado sanduciche em parceria com a University of Michigan nos Estados Unidos (UMICH) em 2016-2017, onde desenvolveu atividade de pesquisa pelo SMART CITY , grupo de pesquisa da Universidade de Michigan- MICH. Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (2010). Especialização em Gestao da Cultura, Clima e Bem-estar Organizacional, Universidade de Brasília-UnB (2003-2005). Psicóloga pela Universidade Federal do Maranhão _ UFMA (1996-2001) Professora da faculdade de teologia - Seminário Presbiteriano de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comportamental e ambiental; do trânsito e transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: trânsito, docencia, pesquisa e clinica. Pos-doutoramento em mobilidade, e transportes, por meio do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território.Pos-doutorado é na Universidade de Aveiro-Portugal.

Nosso encontro está marcado, marquem no calendário!

Quando: 29.03 (TERÇA-FEIRA)

Horário: Às 19:00



#acessibilidade Publicação digital para comunicar um webinário da União de Ciclistas do Brasil. Fundo lilás com uma figura em marrom com os dizeres: Webinar GT Gênero Apresenta: Saúde mental das diferentes mulheres que se deslocam diariamente pelas cidades brasileiras Ao lado direito uma foto de uma mulher negra, com cabelos longos trançados presos no alto e blusa com gola cinza, ao lado seu nome Luise Reis mediadora do webinário. Abaixo quatro fotos de mulheres, da esquerda para direita temos uma mulher negra de pele, com cabelos cacheados curtos seu nome Alessandra Almeida, ao lado uma mulher negra com um turbante azul estampado, seu nome Ruth Costa, ao lado uma mulher branca com cabelos longos e grisalhos, seu nome Sandra Ramalhoso e a direita uma mulher branca com cabelos longos e blusa preta seu nome Zuleide Feitosa.


bottom of page