[TCC] Mulher negra e o direito à cidade: a bicicleta como ferramenta de autonomia e cura

CONCEIÇÃO, Jamile Santana da. Mulher negra e o direito à cidade: a bicicleta como ferramenta de autonomia e cura. Projeto de Pesquisa. Instituto das Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB. São Francisco do Conde, 2018.

Sônia, 61 anos, aluna "Preta, vem de bike"

INTRODUÇÃO: "Essa proposta de estudo pretende examinar o espaço urbano da metrópole baiana (Salvador) no que concerne pensar o direito à cidade e a mobilidade através da perspectiva da mulher negra, perfilando reflexões interseccionais de classe, raça e gênero. Buscarei compreender quais delimitações espaciais a cidade impõe para admitir a presença da mulher negra neste espaço. E através dessas análises, pretendo refletir sobre possibilidades da utilização da bicicleta quanto modal de transporte ativo, com capacidade de gerar autonomia de acesso à cidade entre outros benefícios que este meio de transporte pode proporcionar. "


Leia mais aqui

Posts recentes

Ver tudo

GABRIELLI, Lívia; PEREIRA, Graça Gondim dos Santos; KALILI, Itamar et al. Projeto Cidade Bicicleta: Mobilidade para todos. Artigo Científico. Departamento de Transportes e Mestrado em Engenharia Ambi