top of page

Salvador terá túnel subterrâneo que liga Campo da Pólvora ao Comércio

Atualizado: 3 de abr. de 2023

Uma estação e uma escada rolante com acesso ao Pelourinho serão instalados na Barroquinha.


Publicado no jornal Tribuna da Bahia



Anunciado pela Seinfra, Salvador vai ganhar um túnel subterrâneo feito para pedestres, ligando o Campo da Pólvora, em Nazaré, ao Taboão, no bairro do Comércio. Com 825 metros de extensão, ficará entre 12 e 50 metros de profundidade no solo e terá uma estação na Barroquinha. Nesta quinta-feira (9), será publicado no Diário Oficial do Município (DOM), o nome da empresa responsável pela elaboração do projeto, que terá quatro meses para estudar a obra.

Conforme estimativa da prefeitura, três mil usuários vão usar o equipamento por dia, com potencial de aumento desse fluxo em dias de evento na Arena Fonte Nova. Dentro do túnel haverá esteiras similares àquelas que existem no aeroporto, facilitando a locomoção dos pedestres.

Confira a estrutura pensada pela Prefeitura:

Túnel: Terá 825 metros de extensão, esteiras e acessibilidade, sendo exclusivo para pedestres. Serão 50 metros de profundidade e 3 mil usuários por dia. Ele vai ligar o Campo da Pólvora, em Nazaré, ao Taboão, no bairro do Comércio, na Cidade Baixa.

Estação Campo da Pólvora – Ficará em uma das pontas da estrutura. A intenção da prefeitura é conectar o túnel a estação de metrô, por isso, a CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o sistema, será convidada para discutir do projeto.

Estação da Barroquinha – Depois de deixar o Campo da Pólvora o pedestre chegará a Estação Barroquinha, onde poderá voltar a superfície. A região terá uma escada rolante que vai levar os pedestres ao Pelourinho;

Estação do Taboão – A saída do túnel será nas proximidades do elevador do Taboão, no Comércio. Um dos casarões da região será requalificado e terá espaço para café, lojas e locais de interação. O túnel terá funcionamento nos dois sentidos.

Fonte: Sociedade Online

Commentaires


bottom of page