top of page

Por que a visibilidade trans e queer no sistema de transporte é importante?

Atualizado: 1 de mai. de 2023


Este artigo foi escrito pelo Pesquisador Sênior do ITDP, Taylor Reich (ele/dele), com tradução nossa.


Existem duas datas comemorativas*. O Dia Internacional da Memória Transgênero, celebrado todo dia 20 de novembro é um memorial. Isso significa que praticamente todo membro da comunidade transgênero, não-binária e queer, inclusive eu, conhece um amigo ou um afeto que morreu antes do tempo, como é provado estatisticamente - uma vítima de injustiça, de crimes de ódio ou de falta de assistência médica em saúde mental . Nesse dia, nos lembramos deles.


*O Brasil tem o dia 29 de janeiro como o Dia Nacional da Visibilidade Trans.


O autor (ao centro) com uma bandeira do orgulho transgênero no DC Capital Pride 2022. Foto: Joe Flood, Flickr

Porém o dia 31 de março, é uma data diferente: o Dia Internacional da Visibilidade Transgênero. Neste dia, celebramos a nossa diversidade de género, e esta celebração é também um protesto. Para pessoas trans e não binárias, ser visível é sempre um protesto. Cada vez que nos vestimos como queremos, cada vez que nos apresentamos com nossos pronomes, cada vez que usamos o banheiro correto ou nos impomos em espaços de gênero, estamos arriscando assédio ou violência para reivindicar nosso direito, tantas vezes negado, ser nós mesmos em público.


Todo ato de visibilidade é pessoal e político. Esperamos que cada ato de visibilidade nos humanize aos olhos cisgêneros e que todos juntos esses atos tragam tolerância, então inclusão, e então – se celebrarmos esta data por anos ou décadas – eventualmente não haverá novas vítimas para lembrar em novembro.


Mover-se nas cidades nos torna visíveis, talvez mais do que qualquer outro aspecto da vida cotidiana. Caminhar, andar de bicicleta e andar de transporte público nos sujeita a um olhar cisgênero constante, uma ameaça constante de assédio ou violência, um sentimento constante de que estamos sendo vistos apenas pelo nosso gênero. Esse pode ser nosso maior risco, mas também pode ser nossa maior oportunidade. O transporte dá um tom cultural. Se começarmos a nos sentir seguros dentro do transporte, penso eu, podemos começar a nos sentir seguros em nossos destinos. Mas as cidades não podem tornar a mobilidade segura para pessoas trans, tratando-as como qualquer outra pessoa. A sociedade não pode pedir que pessoas trans e não binárias escondam suas diferenças. As cidades devem incluir ativamente pedestres transgêneros, ciclistas e passageiros de transporte por meio de medidas especificamente projetadas para eles.


Simplesmente aumentar a presença da polícia não resolverá o problema da segurança, pois muitas vezes a própria polícia costuma ser a perpetradora da violência. Ela faz as pessoas trans se sentirem menos, não mais, seguras. Assim, são necessárias medidas mais sutis, como por exemplo a garantia de que banheiros unissex estejam disponíveis nas estações de trem, ou que produtos de higiene como absorventes internos sejam disponibizados em banheiros masculinos também. Na minha própria cidade de Washington, DC, banheiros individuais unissex estão se tornando mais populares.


Bandeiras do orgulho LGBTQIA+ exibidas no bairro de Dupont Circle em Washington D.C. Foto: Ted Eytan, Flickr

Essas medidas também podem incluir a equipe operacional – como em Bhubaneswar, na Índia, onde mulheres e pessoas trans foram contratadas como motoristas de transporte. E as medidas podem incluir assentos dedicados nos veículos – como em Peshawar, no Paquistão, onde os ônibus BRT incluem assentos para passageiros transgêneros. Tais medidas não apenas tornam as pessoas trans mais seguras em um determinado ônibus; eles passam a mensagem de que as pessoas trans são respeitadas e têm dignidade como parte da sociedade e da vida pública.


Bhubaneswar, Índia


Em Bhubaneswar, uma cidade com uma população metropolitana de mais de um milhão, a agência de Transporte Urbano da Região da Capital (CRUT) da região tem trabalhado para destacar a segurança e acessibilidade em seus sistemas de transporte, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de emprego para mais mulheres e transgêneros. Menção honrosa no Prêmio Transporte Sustentável 2023, Bhubaneswar tem trabalhado para modernizar e expandir seus serviços de ônibus (Mo-Bus) com veículos elétricos e foco no conforto e segurança dos passageiros, que incluem novos sistemas de monitoramento por vídeo e assistência de emergência em seus veículos .


Notavelmente, a CRUT também introduziu uma frota de veículos elétricos de 3 rodas ('e-rickshaws' ou 'tuk-tuks') conhecidos como Mo E-Ride. Nos últimos anos, eles começaram a abordar problemas de conectividade de última milha e a garantir que todos os passageiros tenham opções multimodais para acessar com segurança regiões geográficas não atendidas pelas rotas de ônibus padrão. Todos os veículos Mo E-Ride também são atualmente operados por mulheres e motoristas transexuais de comunidades de baixa renda que foram recrutadas e treinadas especificamente pela CRUT.


Como resultado, uma pesquisa de passageiros de 2020 realizada pela agência constatou um aumento na sensação de segurança relatados entre as mulheres que viajam diariamente, dado o aumento de mulheres e funcionários transgêneros na força de trabalho do transporte. No geral, a confiança dos passageiros no transporte público da região cresceu com o foco renovado da CRUT em eletrificação, segurança e inclusão - na verdade, quase 57% dos passageiros relataram mudar de outros meios de transporte para o sistema de ônibus apenas no ano passado, de acordo com oficiais da cidade.



Um depoimento de motorista transgênero para o serviço Mo E-Ride. Foto: CRUT

O Mo E-Ride de Bhubaneswar fornece microacessiblidade para passageiros enquanto capacita pessoas transgênero e mulheres com oportunidades de emprego. Foto: CRUT

Peshawar, Paquistão


Em uma nação onde já houve progresso na inclusão LGBTQIA+ nos últimos anos, a cidade de Peshawar foi pioneira em elevar as necessidades de mulheres e pessoas trans em seu planejamento de transporte. Uma rede Bus Rapid Transit (BRT), conhecida como Zu Peshawar, foi lançada em meados de 2020 com sucesso, com mais de 50 milhões de passageiros em seu primeiro ano. A agência TransPeshawar da cidade recebeu uma menção honrosa do programa Prêmio de Transporte Sustentável de 2022 por seus esforços para garantir que os projetos do sistema de Zu Peshawar envolvessem todos os tipos de usuários, com foco específico em mulheres, transgêneros e pessoas com deficiência.


Por meio da divulgação proativa da comunidade para grupos marginalizados, a agência também criou um Plano de Ação de Gênero para atuar como uma diretriz para a implementação de acessibilidade, segurança e medidas de serviço sensíveis ao gênero. O Plano inclui estratégias educacionais para promover a conscientização sobre os direitos e proteções de mulheres e pessoas transexuais e oferece recursos para a busca de assistência, como uma linha de atendimento telefônico dedicada. Além disso, um programa Safe Travel foi criado para abordar especificamente questões de assédio, crime e violência.


Outras medidas importantes incluem entradas exclusivas para mulheres e assentos reservados especificamente para pessoas trans nos ônibus. A TransPeshawar também estabeleceu metas para aumentar a diversidade de gênero em sua equipe e fornecer treinamento regular sobre sensibilidade de gênero e equidade para todos os funcionários, com o objetivo de promover uma cultura de inclusão e confiança em todo o sistema. Saiba mais sobre os esforços de inclusão progressiva de Peshawar no estudo de caso detalhado do ITDP aqui.


O Zu Peshawar BRT leva em consideração o bem-estar e a acessibilidade de mulheres e transgêneros. Foto: TransPeshawar/ADB See More

O Plano de Ação de Gênero da TransPeshawar visa proporcionar às mulheres e indivíduos transgênero deslocamentos mais seguros e dignos. Foto: TransPeshawar

Visibilidade na vida diária


Incluir pessoas trans e queer também significa agir no dia a dia. Para você e para mim, isso começa em nossos relacionamentos pessoais. Uma das coisas mais importantes que podemos fazer é adquirir o hábito de nos apresentar com pronomes preferidos, mesmo se você for cisgênero. Pode ser um pouco estranho - muitas vezes fico nervoso demais para dar meus pronomes quando me apresento - mas todo ato de visibilidade ajuda.


Você também pode apresentar seus colegas e amigos com seus pronomes. Em um e-mail, por exemplo, você pode escrever “Coloquei em cópia nosso gerente de comunicações, Alphonse (ele/dele)”. Em uma festa, você pode dizer: “Você precisa conhecer minha amiga Jamie! Ela usa ela/dela. Pode ser difícil fazer isso, e talvez não consiga fazer isso todas as vezes.


Mas primeiro você deve ter a certeza de quais pronomes seu amigo realmente usa. Isso pode significar ter que ir a alguém que você conhece há anos e perguntar: “Desculpe, nunca perguntei - que pronomes você usa?” Pode ser engraçado, mas é uma forma de sinalizar que as transições de gênero são normais. E você vai mostrar que é um aliado — pode até dar a alguém a oportunidade de sair do armário.


Todo ato de visibilidade conta. Cada pessoa queer andando de ônibus em paz, cada mulher trans voltando para casa com segurança, cada homem cisgênero escrevendo 'ele/dele' em seu crachá - todos esses são passos para um mundo mais livre. Neste 31 de março, celebremos essa visibilidade.
bottom of page