Live: Transporte e feminismo

Atualizado: Set 20

Como pensar sobre a gestão de mobilidade e transporte de uma perspectiva mais equitativa.


Link: https://www.youtube.com/watch?v=fcnKUYAg7y0&list=LL&index=48


Convidadas:


- Paola Jirón - Urbanista, professora associada do Instituto de Habitação da Universidade do Chile e diretora do Núcleo Millennium Movilidades y Territorios - MOVYT. Doutora em planejamento urbano e regional pela London School of Economics. Seu trabalho de habitar o território coloca o corpo, a cidade e a mobilidade no centro, como foco de estudo do cotidiano.


- Paula Soto - Doutora em Ciências Antropológicas e Pós-doutora em Geografia Humana, pela UAM Iztapalapa onde é Professora Investigadora do Departamento. Sociologia e responsável pela Área de Investigação Espacial e Sociedade. Seus principais temas de pesquisa são: a relação entre a cidade, a mobilidade e o gênero.


- Lake Sagaris - Doutor em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Comunitário pela Universidade de Toronto, professora do Departamento de Engenharia de Transporte e Logística da Universidade Católica e pesquisador do Centro de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Cedeus). Ela é especialista em governança colaborativa, cicloinclusão, transitabilidade e transporte público.


- Valentina Montoya-Robledo - Professora da Faculdade de Direito da Universidad de los Andes. Doutor em Direito pela Harvard University. Foi consultora de gênero e transporte para o Labor Gênero de Transporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento e recebeu a bolsa Lee Schipper do World Resources Institute para sua pesquisa sobre mobilidade de trabalhadoras domésticas em Bogotá, Medellín e São Paulo. Ela investiga questões de gênero, transporte público, trabalho doméstico, direitos reprodutivos, direitos humanos e os direitos das pessoas com deficiência


- Andrea Gutiérrez - Formada e doutora em Geografia pela Universidade de Buenos Aires, Diretora do Programa de Transporte e Território da a mesma universidade, fundadora do Programa Interdisciplinar da UBA nos Transportes (PIUBAT) e pesquisadora independente do CONICET. Ele trabalha com mobilidade, transporte e território desde 1991.