top of page

26.03.23 | Em março tem bike + música nas ruas de Salvador

Atualizado: 28 de fev. de 2023

Começam hoje (27/fev/23) as inscrições para a Ciclovia Musical nas ruas da Bahia. Evento que reúne bicicletas e música comemora dez anos e chega ao Nordeste. E é grátis!


Publicado no Mobilize

no fundo roxo, varios aros de bicileta rosa voam aleatórios, e no canto direito um globo terreste bem pequeno e em cima dele, uma moça negra tocando violino e um rapaz negro pedala uma bike
Fonte: Ciclovia Musical Salvador

Polo cultural reconhecido por diferentes ritmos afro-brasileiros e referência na produção da música clássica nacional, a cidade de Salvador também assistiu a um forte crescimento no uso da bicicleta nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pelo Movimento Salvador Vai de Bike, divulgada em 2022, revelou que 61% dos entrevistados passaram a pedalar mais desde o início da pandemia, assim como aconteceu em várias partes do mundo.


Agora, os baianos que amam bikes e música poderão participar da primeira edição soteropolitana do evento Ciclovia Musical, uma atividade que nasceu em São Paulo, caiu no gosto do público e se espalhou por outras cidades paulistas. São passeios com bicicletas pelas ruas das cidades, com paradas em alguns pontos para acompanhar apresentações de vários grupos de música erudita e popular.


Em Salvador, as pessoas poderão escolher entre dois roteiros, ambos com a largada e a chegada no Teatro Castro Alves, passando por cartões postais de Salvador como o Pelourinho, a Doca 1, e o MAM. No roteiro 1, o maestro Carlos Prazeres, regente titular da Orquestra Sinfônica da Bahia desde 2011, foi nomeado diretor da Orquestra Sinfônica de Campinas em 2022 e regeu, por oito anos seguidos, como assistente a Orquestra Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro. E no roteiro 2, Lucie Barluet, coordenadora dos coros dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). Lucie é francesa e ciclista. Em 2022, preparou o coro de Rádio France para a estreia da Ópera Amor Azul, escrita por Aldo Brizzi e Gilberto Gil.


Um dos roteiros terá recursos de acessibilidade e contará com o apoio da ONG Meu Sorriso, que trabalha para estimular a participação de pessoas com deficiência (PCD’s) e suas famílias na vida da cidade e atua no desenvolvimento de soluções de socialização. Deficientes visuais poderão pedalar em bikes duplas com monitores voluntários, além de sentir com as mãos os instrumentos. As apresentações também terão intérprete em libras.


Neste ano em que a Ciclovia Musical completa dez anos de atividades, o evento acontecerá também em Porto Alegre e Salvador, além da capital paulista.


Serviço:

Ciclovia Musical em Salvador (BA)

Dia 26 de março, das 9h às 13h

Saída do Teatro Castro Alves

Inscrições (gratuitas) no site: cicloviamusical.com.br


Destaques:

Roteiro 2 com acessibilidade para deficientes visuais e auditivos.

bottom of page