Dia Mundial Sem Carro

Atualizado: há 4 dias

O Dia Mundial Sem Carro (world car free day) é celebrado em 22/09. A data foi idealizada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos nas grandes cidades podem causar ao meio ambiente e à sociedade. Por ObMob Salvador


Já imaginou se tivéssemos, pelo menos por um momento na nossa cidade, a redução completa da frota de carros? Já imaginou se as pessoas tivessem mais liberdade para caminhar, pedalar, andar de patins ou patinete, usando o transporte coletivo de qualidade?


Deseja uma cidade bem planejada, repleta de calçadas largas e sombreamento verde, com infraestruturas que levam em consideração as necessidades das pessoas com deficiência, para que elas possam se mover com tranquilidade? E uma cidade com pouca poluição sonora e atmosférica, onde a população teria mais segurança de transitar pelos espaços públicos sem se sentir ameaçada por atropelamentos. Já pensou?


O Dia Mundial Sem Carro (world car free day) é celebrado todo 22 de Setembro. A data foi idealizada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos nas grandes cidades podem causar ao meio ambiente e à sociedade.


Criada na França em 1997, a data chega no Brasil em 2001, quando ativistas passaram a contrapor o uso (ou abuso) dos transportes individuais motorizados pela priorização dos transportes ativos e coletivos. Neste momento de preocupação crescente com as mudanças climáticas, tornou-se fundamental pensar e tomar uma atitude pelo bem maior nas cidades, incentivando uma radical transição modal.


Vale destacar que o carro é um privilégio de uma pequena parcela da população que se desloca nas cidades brasileiras, mas, mesmo assim, os recursos financeiros e lógicas de governança do poder público são inversamente proporcionais ao seu uso. Se aplicarmos recortes de raça, gênero e renda, esses percentuais são ainda menores na utilização dos veículos motorizados individuais, gerando mais desigualdades nos usos dos recursos públicos e na taxação dos privilegiados.


Que o Dia Mundial Sem Carro deixe de ser um dia para ser uma constante; e que o nosso desejo de cidades mais saudáveis, sustentáveis e inclusivas consigam ser realidade em breve!