top of page

Bike Anjo Salvador

Atualizado: 14 de nov. de 2022

Uma rede de pessoas que acreditam na bicicleta como ferramenta de transformação social e se organizam na cidade de Salvador por meio da plataforma Bike Anjo.

Acervo Bike Anjo Salvador

A Bike Anjo é uma rede de pessoas que acreditam na bicicleta como uma ferramenta para a transformação das pessoas e das cidades e que busca difundir os benefícios da bicicleta e de cidades mais humanas. Em Salvador, a Bike Anjo começou em 2013 e hoje conta com cerca de 250 voluntários cadastrados na plataforma bikeanjo.org. Desde o seu surgimento, já atendeu mais de 5 mil pessoas.


Entre as atividades da Bike Anjo na cidade, destaca-se a Escola Bike Anjo (EBA), atividade fixa que acontece uma vez por mês, no Campo Grande ou em Piatã, onde os/as voluntárias/os ensinam crianças e adultos/as a andar de bicicleta. Além disso, em datas especiais, como aniversário da Bike Anjo, aniversário da cidade, as EBAs são realizadas em outros locais, como Av. Magalhães Neto, Parque São Bartolomeu e Parque de Pituaçu. A Bike Anjo também atua fazendo acompanhamento no trânsito, indicando rotas e realizando oficinas de mecânica básica.


A Bike Anjo também realiza diversas atividades ligadas ao projeto Bike na Escola, que busca promover a cultura da bicicleta no ambiente escolar. A ideia é utilizar a bicicleta para melhorar a qualidade de vida de estudantes, pais, mães, professoras e professores, além de demais trabalhadoras e trabalhadores da educação. Assim, com atividades voltadas para todos os públicos, buscamos difundir conhecimento sobre as bicicletas, além de promover educação sobre a convivência entre todos aqueles que fazem parte do trânsito.


Além disso, a Bike Anjo participou da Pesquisa Perfil Ciclista 2015, uma iniciativa da Transporte Ativo, com patrocínio do Banco Itaú, suporte técnico do Laboratório de Mobilidade Sustentável do PROURBE-UFRJ e Observatório das Metrópoles em parceria com diversas organizações da sociedade civil ligadas a promoção do uso de bicicletas. A Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro tinha como objetivo, como o próprio nome revela, traçar um perfil das pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte e suas motivações para a escolha desse meio de transporte.


A Bike Anjo também fez parte do projeto Motorista Vai de Boa (2017), ao lado do Mobicidade Salvador e em parceria com a Prefeitura de Salvador (MSVB) e Itaú, cujo objetivo era harmonizar a relação dos motoristas de ônibus com os/as usuários/as de bicicleta no compartilhamento das vias da cidade. Foram diversas palestras realizadas nas garagens das empresas de ônibus, além de dinâmica com a utilização de bicicletas estáticas, para que o motorista vivenciasse o que a pessoa andando de bicicleta sente quando um ônibus passa muito próximo e sem reduzir a velocidade.


Nesse mesmo contexto, fez palestras no Maio Amarelo do Consórcio Integra, em 2017, 2018 e 2019, também ao lado do Mobicidade Salvador.


A Bike Anjo participou das oficinas e workshops realizados durante a elaboração do PlanMob (2017), além de ter comparecido às Audiências Públicas convocadas para discutir o tema.


Saiba mais nas redes sociais do Bike Anjo Salvador



Comments


bottom of page