Bike Anjo Salvador

Atualizado: 5 de abr.

Uma rede de pessoas que que acreditam na bicicleta como ferramenta de transformação social e se organizam na cidade de Salvador através da plataforma Bike Anjo.

Acervo Bike Anjo Salvador

A Bike Anjo é uma rede de pessoas que acreditam na bicicleta como uma ferramenta para a transformação das pessoas e das cidades e que busca difundir os benefícios da bicicleta e de cidades mais humanas. Em Salvador, a Bike Anjo começou em 2013 e hoje conta com cerca de 250 voluntários cadastrados na plataforma bikeanjo.org. Desde o seu surgimento, já atendeu mais de 5 mil pessoas.


Entre as atividades da Bike Anjo na cidade, destaca-se a Escola Bike Anjo, atividade fixa que acontece uma vez por mês, no Campo Grande ou em Piatã, onde os/as voluntárias/os ensinam crianças e adultos/as a andar de bicicleta. Além disso, em datas especiais, como aniversário da Bike Anjo, aniversário da cidade, as EBAs são realizadas em outros locais, como Av. Magalhães Neto, Parque São Bartolomeu, Parque de Pituaçu. A Bike Anjo também atua fazendo acompanhamento no trânsito, indicando rotas e realizando oficinas de mecânica básica.


A Bike Anjo também realiza diversas atividades ligadas ao projeto Bike na Escola, que busca promover a cultura da bicicleta no ambiente escolar. A ideia é utilizar a bicicleta para melhorar a qualidade de vida de estudantes, pais, mães, professoras e professores, além de demais trabalhadoras e trabalhadores da educação. Assim, com atividades voltadas para todos os públicos, buscamos difundir conhecimento sobre as bicicletas, além de promover educação sobre a convivência entre todos aqueles que fazem parte do trânsito.


Além disso, a Bike Anjo participou da Pesquisa Perfil Ciclista 2015, uma iniciativa da Transporte Ativo, com patrocínio do Banco Itaú, suporte técnico do Laboratório de Mobilidade Sustentável do PROURBE-UFRJ e Observatório das Metrópoles em parceria com diversas organizações da sociedade civil ligadas a promoção do uso de bicicletas. A Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro tinha como objetivo, como o próprio nome revela, traçar um perfil das pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte e suas motivações para a escolha desse meio de transporte.


A Bike Anjo também fez parte do projeto Motorista Vai de Boa (2017), ao lado do Mobicidade Salvador e em parceria com a Prefeitura de Salvador (MSVB) e Itaú, cujo objetivo era harmonizar a relação dos motoristas de ônibus com os/as usuários/as de bicicleta no compartilhamento das vias da cidade. Foram diversas palestras realizadas nas garagens das empresas de ônibus, além de dinâmica com a utilização de bicicletas estáticas, para que o motorista vivenciasse o que a pessoa andando de bicicleta sente quando um ônibus passa muito próximo e sem reduzir a velocidade.


Nesse mesmo contexto, fez palestras no Maio Amarelo do Consórcio Integra, em 2017, 2018 e 2019, também ao lado do Mobicidade Salvador.


A Bike Anjo também participou das oficinas e workshops realizados durante a elaboração do PlanMob (2017), além de ter comparecido às Audiências Públicas convocadas para discutir o tema.


Saiba mais nas redes sociais do Bike Anjo Salvador