top of page

Apresentação do Acervo do BRT de Salvador

  • Davi Carlos
  • 15 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de mar. de 2022

BRT Ć© a sigla para Bus Transit Rapid, em portuguĆŖs, Ɣnibus de TrĆ¢nsito RĆ”pido. Um sistema de Ć“nibus expressos, geralmente com carrocerias articuladas, que circulam em corredores exclusivos, com menos paradas que os tradicionais e maior capacidade de transporte de passageiros em menos tempo.

ree

Este é o acervo do BRT de Salvador. Aqui estão hospedados documentos, estudos, reportagens, artigos, vídeos e imagens deste projeto de mobilidade expressa de iniciativa da Prefeitura de Salvador, que, na teoria, tem o objetivo de ligar o Centro Antigo da cidade à região chamada de Centro Empresarial, ou, popularmente, Iguatemi. Trajeto que, na prÔtica, jÔ é cumprido pelo metrÓ - operado pelo Governo do Estado, sendo este o primeiro de muitos argumentos que questionam a necessidade da intervenção.

​

BRT Ć© a sigla para Bus Transit Rapid, em portuguĆŖs, Ɣnibus de TrĆ¢nsito RĆ”pido. Um sistema de Ć“nibus expressos, geralmente com carrocerias articuladas, que circulam em corredores exclusivos, com menos paradas que os tradicionais e maior capacidade de transporte de passageiros em menos tempo. Uma inovação, se estivĆ©ssemos no sĆ©culo passado. Tido como ultrapassado, o modal fez sucesso em cidades como BogotĆ”, na ColĆ“mbia, e Curitiba, mas apresentou sinais de saturação ao longo dos anos. AlĆ©m disso, pesa a escolha por um transporte rodoviĆ”rio, visto o consumo de derivados de petróleo como combustĆ­veis e borracha dos pneus, em detrimento do transporte sobre trilhos.

​

Em Salvador, o projeto do BRT apresenta uma característica ainda mais questionÔvel, a construção de estações em elevados, um conceito de estrutura viÔria de ampla oposição no urbanismo moderno, tendo exemplos recentes de reversão - inclusive, no Rio de Janeiro, como na demolição da Via Perimetral. O demasiado uso de concreto, em uma das avenidas de maior concentração vertical da cidade, favorece o surgimento das ilhas de calor, fenÓmeno climÔtico de elevação da temperatura média em ambientes urbanos. Além disso, os elevados do BRT provocaram impacto visual, social e, sobretudo, ambiental, desde a intervenção de tamponamento dos rios no trajeto, até a remoção de 154 exemplares de Ôrvores ao longo do sistema, muitas delas centenÔrias.

​

Os argumentos elencados acima revelam a pecha de polêmica atribuída a este projeto. Todo são destrinchados em conteúdos publicados neste Acervo, que assim como todos os outros deste Observatório, nunca serÔ finalizado, podendo receber novas contribuições à medida que forem publicadas, uma vez que a obra do BRT, no momento deste lançamento, segue em andamento, e seus impactos ainda serão observados ao longo de muitos anos. E para este trabalho ser completo, necessita ser colaborativo. Portanto, se você tem algum material relacionado ao tema ou caso queira escrever um artigo, entre em contato.

​

Davi Carlos Coordenador do Acervo do BRT Salvador



REALIZAÇÃO 

escritologo_.png

APOIOS 

EQUICIDADES_LOGO 5.png
LUGAR COMUM_QUADRADA.jpg
logo_nova_mobicidade-01.png
logotipo-PNG.png

FINANCIAMENTO

mp logo.png

O site do ObMob Salvador foi criado com recursos de um chamamento público promovido pelo MP-BA em 2020.

šŸ„Æ Copyleft

É permitida a reprodução desde que para fins não comerciais e os autores sejam citados.

2021 | TRAMA

bottom of page