top of page

26.07.22 | Mulheres Negras que movimentam seus Territórios

Atualizado: 13 de nov. de 2022

Venha conhecer como diversas Mulheres Negras estão realizando seus trabalhos e ativismos nos seus territórios.


Nesta terça-feira, 26 de julho, nossa Diretora Presidenta Ruth Costa receberá as seguintes convidadas para conversar sobre o tema: "Mulheres negras que movimentam seus territórios".


As convidadas são:


Ruth Costa - mediação - Mulher negra, periférica, Técnica em segurança do Trabalho, diretora presidenta da União de Ciclistas do Brasil, voluntária da rede bike anjo, integrante do coletivo @Paráciclo e uma das idealizadoras do projeto @pedalamanaa e projeto Perifa na pista que tem o objetivo de fortalecer o uso da bicicleta em territórios periféricos e de baixa renda. Fotociclista e atualmente trabalho pela mobilidade sustentável.


Jam Sankofa - Poeta, escritora, cientista social, pesquisadora, ativista e co-fundadora da Afrociclo; Rede de Mobilização Socioambiental.


Joelma Belém - Quilombola, diretora de Igualdade Racial de Concórdia do Pará, Palestrante e orientadora de políticas de PIR, coordenadora da Rede amazônia negra, secretaria regional da malungu, especialista em Educação do Campo e em História e Cultura afro-brasileira.


Luana Costa - Educadora popular e comunicadora pós-graduada em Direitos Humanos e Cidadania. atuo na assessoria de mobilização social e articulação de rede no Movimento Nossa BH.


Mayara Teodoro - Mãe, cientista social, mestranda em antropologia, cicloativista, trancista, artesã, ilustradora e ex “cria de família”, atualmente pesquisa trabalho doméstico, gênero e migração na região na região de fronteira entre Brasil e Guiana Francesa.


O evento foi criado em alusão ao dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Essa data relembra o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero.


📆 26/07 - terça-feira

🕰️ 19h00





bottom of page