06.10 | Cidades Antirracistas

Atualizado: Out 8

As cidades brasileiras são atravessadas por distintas desigualdades, e os abismos são tantos que nem mesmo as pontes espalhadas pela paisagem urbana conseguem diminuir as distâncias entre realidades tão diferentes. Para alguns corpos, a cidade é mais hostil do que para outros, e acessar determinados espaços e direitos, pode significar uma verdadeira luta. Por que isso acontece? De que maneira as experiências e vivências das pessoas nas cidades são diferentes umas das outras? E quais são as estratégias desenvolvidas para enfrentar essas desigualdades?


A cidade que queremos é antirracista, feminista e LGBTQIAP+!


O Ciclo Cidades Livres tem como principal objetivo promover um olhar interseccional para as desigualdades, entendendo como elas se dão e de que maneira são reivindicadas e implementadas transformações positivas nas cidades. O ciclo está dividido em três cursos, todos partes de um mesmo trajeto: Cidades feministas, Cidades antirracistas e Cidades LGBTQIAP+. Os cursos são independentes e podem ser realizados individualmente, mas recomendamos que você embarque conosco nesse percurso para uma experiência completa. Cientes de que as temáticas estão profundamente conectadas, buscamos construir um percurso em que, a cada curso, novas temáticas são agregadas ao mesmo tempo em que discutimos seus pontos de contato, sempre apresentando novas perspectivas.


Todas as aulas do Ciclo Cidades Livres acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, do dia 20/09 até 17/11, com emissão de certificado mediante participação em no mínimo 75% de nossas atividades. Os encontros serão virtuais. Os três cursos são destinados ao público em geral, e buscarão oferecer elementos de aprofundamento tanto para quem está iniciando no debate proposto, quanto para quem já está familiarizado com as temáticas.

Confira a ementa em Ciclo Cidades Livres