Seminário Mapeamento Colaborativo - Como Salvador vai de bike?

Atualizado: 24 de jan.

Evento realizado pelo Coletivo Mobicidade Salvador em 2014, com foco no levantamento das infraestruturas cicloviárias de Salvador.

Seminário do Mapeamento Colaborativo - Como vai Salvador de bike? - Acervo Mobicidade Salvador

O Coletivo Mobicidade realizou seu primeiro evento de Mapeamento Colaborativo voltado para a bicicleta no dia 24/05/2014. Com a ajuda de diversos participantes, colaboradores e grupos que promovem o uso da bicicleta, iniciamos uma grande tarefa coletiva: a representação de uma Salvador para a bicicleta através da cartografia digital e coletiva. O evento contou com mais de 30 participantes de diferentes perfis, contribuindo no compartilhamento de informações sobre a infraestrutura existente para o uso da bicicleta na cidade. Acreditamos que estas informações podem tornar o ato de pedalar mais prazeroso, confortável e seguro. Agradecemos pelos múltiplos apoios da: Transporte Ativo (RJ), Amigos de Bike, ASBEB, cujas contribuições enriqueceram o conteúdo do evento e trouxeram momentos especiais de trabalho e confraternização para os participantes! Em especial, gostaríamos de agradecer a Faculdade Ruy Barbosa pela pareceria, confiança e apoio fornecendo espaço e recursos para realização do evento!


Primeiramente tivemos a apresentação da pesquisa online realizada pelo Mobicidade em 2012 para conhecer melhor o perfil de quem usa ou gostaria de usar a bicicleta em Salvador. A pesquisa está disponível aqui: http://pt.slideshare.net/mobicidade/apresentao-da-pesquisa-sobre-o-uso-da-bicicleta-em-salvador

Apresentação Transporte Ativo (RJ) - Acervo Mobicidade Salvador

Em seguida, Arlindo, da Transporte Ativo, fez uma ótima apresentação sobre o processo de mapeamento da infraestrutura voltada para a bicicleta no Rio de Janeiro (Obrigado Arlindo !).


Na segunda parte da manhã iniciou-se o mapeamento utilizando mapas impressos de Salvador, com dois grupos mapeando diferentes regiões da cidade e depois a sua representação digital através do Open Street Maps.

Utilizando a ferramenta de mapeamento online - Open Street Map - Acervo Mobicidade Salvador

A atividade de mapeamento mostrou o quanto a participação em grupo enriquece nosso conhecimento sobre a cidade e como a população pode se organizar para fomentar e informar sobre o ato de pedalar! Localização de oficinas, borracharias, lojas, estabelecimentos amigáveis à bicicleta foram indicados e cadastrados no mapa. Da mesma forma, foram indicados equipamentos urbanos que ainda não aceitam a bicicleta oficialmente, como o Plano Inclinado e a Estação da Lapa. Ao final, tivemos sorteio de coletes noturnos, peças e acessórios doados pelos Amigos de Bike e pela ASBEB. A cidade e os usuários da bicicleta agradecem a todos vocês pela participação na construção do mapeamento coletivo para facilitar a vida de bike!


Sorteios dos coletes refletivos ao final da atividade - Acervo Mobicidade Salvador

Quer conhecer mais esta iniciatva? Acesse aqui





Posts recentes

Ver tudo

GABRIELLI, Lívia; PEREIRA, Graça Gondim dos Santos; KALILI, Itamar et al. Projeto Cidade Bicicleta: Mobilidade para todos. Artigo Científico. Departamento de Transportes e Mestrado em Engenharia Ambi