Salvador publica amanhã (31) edital do BRT Lapa-Iguatemi

Atualizado: Nov 29

Prefeitura soteropolitana deve lançar nesta terça-feira o edital de licitação para a primeira etapa do BRT. Trecho inicial terá 8,6 km. Por Alessandro Isabel


Publicado no Mobilize Brasil


Lapa-Iguatemi é 1º trecho da linha que chegará ao aeroporto

A Prefeitura de Salvador anuncia nesta terça-feira (31) a abertura do edital para a construção do BRT (Bus Rapid Transit) que vai ligar a Estação da Lapa à Praça Newton Rique, na região do Iguatemi. De acordo com o secretário municipal da Mobilidade, Fábio Mota, quando o transporte estiver em pleno funcionamento, o usuário fará o trecho entre a Estação da Lapa e a estação rodoviária do Iguatemi em 15 minutos.

O BRT faz parte das modificações na mobilidade que vem ocorrendo na capital baiana e vai integrar com a estação metrô da Rodoviária. A expectativa é que o primeiro trecho do BRT seja entregue no início de 2019. Os ônibus do BRT utilizam uma via exclusiva, sem sinaleiras, e trabalha de forma coordenada. Com isso ele não enfrenta engarrafamento, o que facilita o agilidade no percurso.

Em Salvador o BRT utilizará a via exclusiva que terá 8,6 quilômetros e passará pelo canteiro central da Vasco da Gama, Rua Lucaia, Juracy Magalhães, Avenida ACM, até chegar ao Iguatemi. O sistema também deverá alcançar o bairro da Pituba passando pelo Itaigara, até aeroporto da cidade.