top of page

Projeto do túnel subterrâneo para pedestres que liga Campo da Pólvora à Cidade Baixa é finalizado

Estrutura vai ligar o Campo da Pólvora à Cidade Baixa. Por Gil Santos


Publicado no Correio


O projeto do túnel de pedestres no Centro de Salvador está pronto e será apresentado ao prefeito Bruno Reis nessa quinta-feira (9). A informação é do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador, Luiz Carlos.


"Nós vamos apresentar ao prefeito o projeto final, com o orçamento, e estamos apresentadndo a área de intervenção, fazendo o percurso a pé para entender o impacto disso. A partir disso, o prefeito vai tomar a decsiaõ. A minha parte de fazer o anteprojeto, o projeto executivo e orçar está pronta", disse o secretário.

Segundo ele, o projeto foi realizado em conjunto com outras instituições, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por causa disso, foram realizadas algumas modificações na ideia original do projeto, como na Estação Barroquinha, que será deslocada.


"Só no Iphan nós tivemos 15 reuniões. Nós estamos obdecendo todos os parâmetros urbanísticos, arquitetônicos, obedecendo toda a arquitetura da cidade, está bem alinhado com a legislação", garante o secretário.

O túnel vai ser uma ligação entre o Campo da Pólvora com a Cidade Baixa, a partir da Rua do Guindaste dos Padres. Além do túnel, haverá uma área de convivência. "O projeto prevê a criação de um boulevard, de mobiliário, com iluminação em led, tornando uma rua segura e agradável. As estações têm um café, espaço para lanchonetes, para livraria", explica.


A estrutura terá 825 metros de extensão, ficará entre 12 e 50 metros de profundidade no solo e terá uma estação na Barroquinha. Segundo a estimativa da prefeitura, três mil usuários vão usar o equipamento por dia, com potencial de aumento desse fluxo em dias de evento na Arena Fonte Nova, além de ser explorado como atração turística.

Opmerkingen


bottom of page