Previsão de operação do BRT é para janeiro de 2021, afirma Fábio Mota

Atualizado: 29 de nov. de 2021

Novo serviço de transporte público contará com ônibus elétricos, que já estão sendo testados na capital. Por Bianca Andrade / Matheus Morais


Por Bahia.ba

Foto: Matheus Morais/ bahia.ba

Setenta novos ônibus com ar-condicionado serão incorporados à frota do transporte público de Salvador nesta semana. Os veículos foram apresentados pelo prefeito ACM Neto (DEM) e pelo secretário de Mobilidade, Fábio Mota, em evento nesta terça-feira (3), no estacionamento do novo Centro de Convenções da capital, na orla da Boca do Rio.


“Estamos acelerando. Nós tínhamos até o final do ano [para completar a frota] e, com esses 70 aí, nós chegamos perto de 200. Esperamos até o final do ano cumprir os 250, como está estabelecido. Acho que melhora a qualidade”, afirmou Fábio Mota ao bahia.ba.

Segundo o secretário, as novas aquisições fizeram com que houvesse um crescimento na demanda de passageiros dos coletivos na capital baiana.


“As linhas que já estão operando com os ônibus novos tiveram um aumento de demanda de 20% a mais de passageiros. Para você ver que o povo está voltando a pegar ônibus. Até pessoas que não pegavam passaram a pegar ônibus em função do ar-condicionado”.


BRT tem previsão de operação em 2021


Além da apresentação dos 70 novos veículos, o evento trouxe novidades sobre o BRT, cuja previsão para o início de operação é estimada em janeiro de 2021.


“Nós estamos há oito dias fazendo testes nas estações, com raio de giro, como é que entra. Evidentemente que a ideia de operar o BRT ainda é janeiro de 2021, mas a gente tem que deixar tudo pronto, inclusive a operação”, afirma Mota.

Foto: Matheus Morais/ bahia.ba

O novo serviço de transporte público contará com ônibus elétricos, que já estão sendo testados na capital. “Tanto o ônibus elétrico quanto o ônibus do BRT estão em testes. O ônibus elétrico… A intenção da Prefeitura é que seja o ônibus do BRT, e a gente precisaria de um ônibus de 23 metros, que é esse aí que a Volvo trouxe para que a gente pudesse fazer testes técnicos”.


Outra novidade apresentada pelo secretário são os mapas que serão instalados em 300 pontos da cidade, informando o itinerário dos coletivos e desenhos de cada percurso até o final de linha.


“As pessoas reclamavam muito na cidade de Salvador que chegavam nos pontos de ônibus e não tinha informações sobre as linhas. Então hoje a gente vai apresentar o mapa com o QR Code. Através do QR Code você vai saber quais ônibus passam ali, e o tempo de previsão”.