Plano Inclinado Pilar é reaberto em Salvador após paralisação por causa da pandemia

Publicado no G1 Bahia (13/07/2021)


Foto: Bruno Concha/Secom

O Plano Inclinado Pilar, que faz ligação entre a Rua do Pilar, na Cidade Baixa e o bairro do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, foi reaberto na manhã desta terça-feira (13) após ter o funcionamento interrompido por causa da pandemia da Covid-19.


De acordo com a prefeitura, o equipamento irá funcionar normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.


O plano inclinado foi fechado em março de 2020 e voltou a funcionar em setembro do ano passado. No entanto, teve o funcionamento suspenso outra vez, em fevereiro deste ano, por causa do aumento de casos de Covid-19 em Salvador.


Agora, com a cidade na fase verde da retomada das atividades, o ascensor volta a receber o público normalmente. A previsão é que cerca de 500 pessoas utilizem o transporte todos os dias. A passagem é gratuita.


Segundo a prefeitura, o equipamento passou por uma manutenção e precisou ter alguns materiais de reposição depois da ação de vândalos, que furtaram peças.


O ascensor se junta aos outros três que já estão em funcionamento na cidade: o Plano Inclinado Gonçalves, que liga o Comércio ao Pelourinho e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h; o Plano Inclinado da Liberdade, que liga os bairros Liberdade e Calçada e funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h; além do Elevador Lacerda, que tem horário de funcionamento de segunda a domingo, das 7h às 19h30.