Salvador tem uma das tarifas de ônibus mais caras entre as capitais do Nordeste e ainda assim, amarga o título de um dos piores transportes públicos do Brasil. Por Raul Aguilar
Publicado no OffNews
A vereadora Maria Marighella (PT) rebateu a fala do prefeito Bruno Reis nessa quarta-feira (23) após o mandatário declarar no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade que é “inviável custear o transporte público nesse país”.
“Bruno Reis insiste na pandemia como causa da falência do transporte em Salvador. Não é verdade. A pandemia intensificou os efeitos de uma licitação que não priorizou a qualidade do transporte e acessibilidade da tarifa, ignorando que transporte é direito social”, afirma Maria Marighella.
A vice-líder do PT na Câmara Municipal alertou ainda para o fato de que, desde a licitação de 2014, a Prefeitura “segue fazendo remendos que não representam melhoria do serviço prestado à população, onerando os cofres públicos com repasses diretos às concessionárias e isenções de impostos sem transparência e controle social”.
“Cidades como São Paulo têm promovido estudo de viabilidade da gratuidade da tarifa. E o que faz Salvador? A discussão sobre o custeio do transporte público é urgente. Transporte público, acessível e de qualidade é direito de todas e todos”, completou.
Salvador tem uma das tarifas de ônibus mais caras entre as capitais do Nordeste e ainda assim, amarga o título de um dos piores transportes públicos do Brasil.
Comments