Foliões de Salvador terão bicicletário com 250 vagas na Avenida Centenário
- ObMob Salvador
- 5 de fev. de 2015
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2022
Estrutura funcionará 24 horas, em frente ao Shopping Barra. Também haverá uma tenda para empréstimo de bicicletas do Bike Salvador. Por Enzo Bertolini
Publicado no Vá de Bike

O carnaval de Salvador (BA) terá uma novidade que vai atrair os foliões adeptos da bike. O presidente da Empresa de Turismo da Salvador (Saltur), Isaac Edington, também coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, afirmou, em entrevista à rádio Metrópole, que vai instalar um bicicletário com 250 vagas na avenida Centenário, em frente ao Shopping Barra. A via atravessa vários bairros e é uma das mais charmosas da cidade.
O serviço vai funcionar 24 horas por dia durante o período do carnaval. Uma rota especial para as bikes será criada para facilitar a chegada e saída no circuito carnavalesco. O objetivo da ação é proporcionar mais segurança para quem se locomove de bike e ajudar a diminuir o fluxo de carros na região.
Além do estacionamento 24 horas e da rota especial, uma tenda será montada para o empréstimo de bicicletas do Bike Salvador. A estrutura é uma compensação pela desativação temporária de estações do serviço que ficam nos circuitos da festa: Piedade, Glauber Rocha, Porto da Barra e Jardim Apipema. As estações no entorno continuarão funcionando. Ainda não há local definido para a estrutura. O acesso aos empréstimos obedece o mesmo formato das estações regulares.
No Campo Grande, as crianças terão à disposição mini bicicletas para serem usadas em um circuito na Vila Infantil.
A capital baiana tem feito diversas ações em prol da mobilidade por bicicleta. As mais recentes foram a distribuição de adesivos para conscientizar motoristas a não estacionarem nas ciclovias e ciclofaixas da cidade, a liberação de bicicletas nas barcas e elevadores e o compartilhamento de bicicletas na periferia. Parte da orla da Barra foi transformada em um calçadão exclusivo para pedestres e ciclistas.
Dona do maior Carnaval do mundo segundo o Guiness Book, a cidade possui quatro circuitos: Dodô (Barra-Ondina); Osmar (Campo Grande-Avenida Sete); Batatinha (Centro Histórico) e Afródromo (bairro do Comércio), dedicado exclusivamente aos blocos afros e afoxés.
Comentários