Ex-funcionários da CSN fazem protesto no Centro de Salvador

Manifestantes pedem o pagamento de indenização e os direitos trabalhistas.


Publicado no jornal A Tarde

Congestionamento foi formado na área do Campo Grande - Foto: Reprodução | Cidadão Repórter via Whatsapp

Um grupo de rodoviários demitidos devido a extinção do Consórcio Salvador Norte (CSN), que atuava no transporte público da capital baiana, protesta na região do Campo Grande/Centro de Salvador, no início da tarde desta segunda-feira, 14. Os manifestantes pedem o pagamento de indenização e os direitos trabalhistas pelo tempo de serviço.

Um congestionamento foi formado na área entre a Av. Sete de Setembro e próximo à Praça Castro Alves. Pneus de pelo menos nove ônibus foram furados, e segundo informações da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a saída da Estação da Lapa foi fechada com três ônibus atravessados e pneus furados.

Agentes do órgão e policiais militares monitoram a ação. Em nota, a Prefeitura de Salvador informou que repudia “fortemente manifestações que depredam equipamentos públicos e impedem a livre circulação dos usuários do transporte, resultando apenas em transtornos que não trazem resultados práticos para a solução do problema''.

Ainda de acordo com a prefeitura, não há, por parte da gestão municipal, pendências referentes aos ex-funcionários da CSN e diz que o compromisso é exclusivamente dos antigos contratantes.

“Desde o primeiro momento, a gestão municipal buscou intermediar as negociações, e mantém-se aberta à discussão junto ao sindicato e rodoviários para que a situação seja resolvida o mais breve possível. As equipes de manutenção das concessionárias que tiveram seus veículos depredados já foram acionadas para efetuar a retirada dos ônibus do local”, afirmou a Secretaria de Mobilidade (Semob), que diz também estar acompanhando a manifestação.

Alteração de trânsito

Em meio aos protestos, a Transalvador informou ainda que o tráfego de veículos no Dique do Tororó está sendo desviado no retorno em frente a Arena Fonte Nova para a Av. Bonocô. Já quem vem do Ogunjá e trafega pelo Dique no sentido Vasco da Gama, pode seguir normalmente.