Conselho Regional de Engenharia promove seminário virtual sobre o VLT (monotrilho)

Publicado no Correio* (23/05/2021)

Foto: Clara Feliciano

Na segunda-feira (24), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) promove o seminário VLT/Monotrilho. O evento está programado para começar às 16h, no canal do Crea-BA, no YouTube. [Veja a programação abaixo]


A ação tem como objetivo debater a construção do Veículo Leve de Transporte (VLT), que vai substituir o trem que liga a região da Calçada ao Subúrbio Ferroviário de Salvador. Segundo o Governo da Bahia, o VLT terá 25 estações e capacidade para transportar cerca de 150 mil usuários por dia.


A transmissão do evento será liberada para todo o público e os participantes vão receber certificados digitais. A ação tem parceria com o Conselho Federal Engenharia e Agronomia e Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas).

Programação

16h – Mesa de Abertura Participantes: Presidente do Confea – Eng. Civil Joel Krüger Presidente do Crea-BA – Eng. Agrimensor Joseval Costa Carqueija Presidente do CAU-BA – Arquiteto Neilton Dórea Rodrigues de Oliveira Coordenadora da CEEC – Eng. Civil Rute Carvalhal Borges Mediador – Eng. Civil Hélio Suevo Rodriguez – Conselheiro do Crea/RJ


16h20min às 16h35min – Arquiteta Grace Maria França Gomes, superintendente de Mobilidade Urbana de Salvador. Tema da palestra - Planejamento da Obra VLT.


16h35min às 16h50min – Engenheiro Sanitarista e Ambiental José Eduardo Ribeiro Copello, presidente da CTB. Tema da palestra - Projeto e Tecnologia do Modal VLT.


16h50min às 17h15min – Arquiteto e Urbanista Carl von Hausenschild, coordenador técnico do Fórum a Cidade Também é Nossa. Tema da palestra - Reflexos da Troca de VLT por Monotrilho.


17h15min às 17h30min - Gilson Jesus Vieira, coordenador Geral da Sociedade Nacional Movimento Trem de Ferro/Ver de Trem, diretor executivo do grupo ecológico Gérmen. Tema da palestra - Movimentos Sociais e os Impactos Socioeconômicos e Ambientais na Implantação do Modal VLT na Bahia.