Bicicletada Salvador Massa Crítica

Atualizado: 20 de fev.

Evento gratuito em formato de pedal manifesto que acontece em diversas cidades do Brasil e do mundo, na última sexta-feira de cada mês.

Acervo Bicicletada Salvador Massa Crítica - Nov/2011

A Massa Crítica, ou Bicicletada, é um evento aberto a todos aqueles que estejam afim de articular coletivamente estratégias para divulgar, estimular e promover as condições necessárias para o uso da bicicleta como meio de transporte, além de reivindicar o seu espaço nas ruas. Desse modo pretende-se despertar a população e os gestores da mobilidade a consciência de que a bicicleta é um meio de transporte, sustentável, e que como todos os outros merece o devido respeito.e a bicicleta é um meio de transporte, sustentável, e que como todos os outros merece oo devido respeito.


Em Salvador, o evento começou a ser organizado em 2010, sem líderanças de forma espontânea, onde o local de saída era combinado previamente pelas rede sociais / grupo de emails.


Desde 2014, o evento não tem ocorrido com a frequência que se realizou nos demais anos.


Em março de 2016, rolou a Pedalada Pelada em convergência com World Naked Bike Ride, uma campanha global em que os participantes planejam, se encontram e pedalam juntos sem a obrigação de usar roupas utilizando veículos não motorizados como bicicletas, skates e patins). Os corpos nus da campanha chamam a atenção dos motoristas e da sociedade para a fragilidade dos ciclistas e pedestres no dia a dia do trânsito. Ao não utilizar roupas, os participantes dão visibilidade aos meios de transportes não motorizados e deixam de ser, durante a pedalada, invisíveis. O objetivo é promover uma visão de segurança no trânsito, de não poluição e de positividade em relação aos corpos das pessoas. É, ao mesmo tempo, um protesto contra os efeitos negativos de petróleo, automóveis e energias não-renováveis.



Saiba mais nas redes sociais da Bicicletada Salvador Massa Crítica