Bahia quer lançar edital de licitação do VLT até março

Atualizado: 13 de Dez de 2021

Previsão foi confirmada pelo diretor financeiro da Bahiainveste. Por Renato Lobo


Publicado no Via Trólebus

O Governo do Estado da Bahia deve lança até o mês de março o edital de licitação do Veículo Leve Sobre trilhos – VLT que substituirá o sistema de Trens do Subúrbio de Salvador, e ainda acrescentar novas estações.


A previsão foi confirmada pelo diretor financeiro da Bahiainveste, Ataíde Oliveira. Por hora uma comissão analisa as propostas de interessados no financiamento do projeto recebidas pelo edital de chamamento.


“Fizemos uma consulta pública em Paripe, para a população, e outra para empresários na Bovespa, em São Paulo”, diz Oliveira. Esta sendo elaborada a modelagem técnica e econômico-financeira do projeto. “A[A consultoria] será realizada para atualização e revisão de estudos que vem acontecendo há mais de dois anos. O governo vem produzindo informações e debatendo sobre o projeto desde o começo de 2015”, explica Oliveira.


O chamado VLT Metropolitano é um projeto do governo Baiano, que busca interligar a capital e cidades próximas. Em Salvador, existe projeto para a prolongação de Pirajá até a Avenida São Luís, ainda no bairro de Pirajá, e da Estação da Calçada até o bairro do Comércio, além de ramais para conectar com o metrô. Na região Metropolitana, o VLT atenderia a Dias d’Ávila, Candeias, São Francisco do Conde, Pojuca, Catu e por fim Alagoinhas.