Bahia compartilha experiências em PPP e apresenta VLT de Salvador

A equipe ainda se reuniu com representantes da departamento de saúde britânico e conheceu projetos de PPP no setor.

Publicado no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

O Governo do Estado concluiu, na sexta-feira (29.08), a missão em Londres, onde apresentou a experiência baiana em Parceria Público-Privada (PPP) durante um workshop promovido pelo Prosperity Fund. O ponto alto da participação dos representantes da Bahia no evento foi a apresentação do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, na quarta (27), com o objetivo de captar parceiros para a implantação do equipamento. O grupo também expôs outras iniciativas em PPP já executadas na Bahia.

A Prosperity Fund oferece suporte a iniciativas do setor público em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento e selecionou o projeto baiano para concessão de apoio técnico. Nesta sexta (29), a comitiva visitou o centro de inovação da Accenture, empresa que auxilia outras empresas ou governos a encarar os desafios com inovação. A equipe ainda se reuniu com representantes da departamento de saúde britânico e conheceu projetos de PPP no setor.

“Foi uma experiência muito importante e com muito conteúdo. Vivenciar o que eles já transformaram em realidade nos dá um incentivo para que a gente possa avançar em PPP no nosso estado. Essa missão nos coloca cada vez mais diante da oportunidade de fazer melhor. Temos a oportunidade de aprender com as boas práticas. Agradecemos ao governo britânico por essa oportunidade de compartilhar conhecimento e experiência técnica”, afirma a representante da Secretaria Executiva de PPP do Estado da Bahia, Priscila Pinheiro.

Na quinta (28), a comitiva conheceu uma escola pública britânica construída por meio de PPP, além de participar de encontro com representantes do departamento de educação do governo britanico e com o parceiro privado em projetos educacionais. "Esta missão cumpriu o seu papel de fomentar as relações entre o Brasil e o Reino Unido. Nos próximos meses, vamos continuar trabalhando em parceria, pelo desdobramento de PPPs e em busca do futuro desenvolvimento do Brasil”, destaca o gerente de projetos do Prosperity Fund, Matheus Ortega.

“Esse tipo de iniciativa é importante porque as PPPs são a melhor estratégia para a melhoria e ampliação nas áreas de infraestrutura, logística e saúde. Neste sentido as experiências da Bahia com PPPs [Hospital do Subúrbio, Fonte Nova e metrô] demonstram o sucesso desse tipo de parceria”, destacou o superintendente de Promoção do Investimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, integrante da comitiva estadual.