[Tese] A cidade e a arquitetura também mulher

Atualizado: Set 23


GONZAGA, Terezinha de Oliveira; YURGEL, Marlene. A cidade e a arquitetura também mulher: conceituando a metodologia de planejamento urbano e dos projetos arquitetônicos do ponto de vista de genero. 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.


RESUMO:

Esta tese objetiva dar visibilidade à mulher na história das cidades, com destaque para a mulher produtora de espaços transformadores, exemplificando as intervenções destas na área metropolitana de São Paulo e principalmente na cidade de São Paulo. Analisa o que significou a luta pelas Delegacias de Defesa da Mulher e pelas creches, e seu impacto na malha urbana; os lugares de mulher, a participação das mulheres e o olhar do ponto de vista de gênero dos mutirões de construção e de urbanização de favelas. Reflete sobre planejar e projetar como um ato ideológico, político e social, e portanto reprodutor do status quo ou da transformação. Discute e apresenta propostas de planejar e projetar com a preocupação de garantir a participação das/os interessadas/os diretamente, e da não reprodução do patriarcalismo e dos arquétipos que reforçam a educação diferenciada e estimula a guerra de sexos, no espaço público e privado, aqui priorizando o espaço urbano. Planejar e projetar do ponto de vista das relações sociais de gênero. Encerra-se com a análise da incorporação da categoria gênero nos espaços de poder no Estado e com recomendações nas diversas esferas de poder.

Leia aqui: A cidade e a arquitetura também mulher: Conceituando a metodologia de planejamento urbano e dos projetos arquitetônicos do ponto de vista de gênero