top of page

17.04.23 | Audiência pública na AL-BA discute impactos do VLT na população do Subúrbio

Os trens do Subúrbio foram desativados em 2021 para instalação do VLT.


Publicado no AratuOn



A implantação do VLT no Subúrbio Ferroviário de Salvador será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta quarta-feira (17/4), a partir das 9h30.

O projeto é organizado pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), e sera realizado nas Salas Luís Cabral e Herculano Menezes, nas dependências da AL-BA.

No Instagram, o parlamentar diz que “há uma necessidade de reafirmar um importante anseio público de interesse social dos cidadãos e cidadãs baianos, que é a revitalização da ferrovia”,

“Que a implantação se dê de forma rápida em defesa da mobilidade urbana e do meio ambiente. Esta é uma luta que vem sendo representada por organizações como o Movimento Trem de Ferro, criado em 1986, em Periperi, e tantas outras pessoas e entidades”, diz, em trecho da publicação na rede social.

Os trens do Subúrbio foram desativados em 2021 para instalação do VLT. Após atrasos proporcionados pela pandemia da Covid-19, o contrato para construção do modal foi rescindido de maneira amigável entre o governo do estado e a Metrogeen Skyrail, empresa que construiria a estrutura.

Após esta etapa, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou um novo projeto para o VLT, com traçado maior. Atualmente, está em processo de licitação. O novo projeto analisado pela gestão estadual pretende levar o transporte da Ilha de São João até Piatã, passando pela Nova Rodoviária, em Águas Claras, e pela Estrada do Derba, que deve ser duplicada com investimentos do Novo PAC – as regiões do Comércio e do Acesso Norte, portanto, não teriam estações para o VLT. A estimativa é as obras custem R$ 3,3 milhões.

Comments


bottom of page