16.12.21 | Audiência Pública: A Ponte Salvador-Itaparica e suas consequências para o território

Atualizado: 13 de dez. de 2021

Com o objetivo de garantir o diálogo, a escuta, e a construção de ações coletivas em relação a este tema, será realizada Audiência Pública no dia 16 de dezembro, quinta-feira, às 8 horas no Auditório do Hotel SESC, Centro de Itaparica.



A Ponte Salvador Itaparica é um empreendimento de grande complexidade especialmente por se tratar de uma construção sobre a Baia de Todos os Santos. Quais efeitos sobre seus sítios naturais, sagrados e as comunidades pesqueiras? São questões que demandam debates.


Todo o processo envolvendo este projeto, que pretende ser a segunda maior ponte sobre o mar do mundo, se deu sem debates com as comunidades que serão atingidas direta e indiretamente pelo empreendimento. Além disso, tudo se deu sem segurança técnica e econômica.


Por se tratar de um projeto altamente impactante em termos sociais, ambientais, culturais, arquitetônicos e econômicos, a demanda por debate envolvendo a sociedade civil é grande.


Não se trata de ser contra ou a favor da ponte; mas debater a fundo as consequências do empreendimento, considerando o que especialistas em meio ambiente, arquitetura, direito naval, mobilidade urbana e órgãos públicos como INEMA, SEINFRA, SERIN, e especialmente as comunidades locais, entre outros, têm a nos dizer sobre a obra.


Participe e convide mais pessoas!