top of page

06.06.23 | Conversa sobre a criação do SUM e da Coalizão Mobilidade Triplo Zero

Atualizado: 11 de out. de 2023

A conversa acontecerá no auditório Milton Santos do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO-UFBA), dia 06/06 (terça-feira) às 19h.


O Observatório da Mobilidade Urbana de Salvador (ObMob), coletivo formado por militantes, ativistas, pesquisadoras e pesquisadores dos mais diversos temas relacionados à mobilidade urbana, promoverá, no dia 06 de junho de 2023, às 19h, uma conversa preparatória sobre a criação da Coalizão Mobilidade Triplo Zero, nacional e localmente, e do Sistema Único de Mobilidade (SUM).


A Coalizão Mobilidade Triplo Zero é uma nova rede de organizações, movimentos e pessoas com o objetivo de lutar para que a mobilidade seja uma forma de garantir mais democracia e acesso a direitos sociais. Seu lançamento já aconteceu em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além disso, a rede conta com integrantes em diversas outras cidades do país.


Somos Triplo Zero porque 1) defendemos a tarifa zero nos transportes coletivos, o que significa ampliar o acesso às cidades, direitos, garantir a todos a liberdade de se deslocar como e quando quiser; 2) nos comprometemos com zerar emissões de gases do efeito estufa, transformando a mobilidade em instrumento de combate às mudanças climáticas e à poluição, garantindo saúde e diminuindo a quantidade de carros nas ruas e 3) pretendemos zerar o número de mortes no trânsito, fortalecendo a segurança das vias, plataformas, ciclovias e calçadas e dando prioridade à mobilidade a pé e por bicicleta.

Já o Sistema Único de Mobilidade (SUM) é inspirado em outros modelos, a exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Seu objetivo é garantir a universalização do direito social ao transporte a partir da construção de um sistema integrado nas esferas federal, estadual e municipal, com ações estruturantes e priorização de investimentos em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.


Após essa breve apresentação, queremos convidá-lo para a roda de conversa que acontecerá no auditório Milton Santos do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO-UFBA), dia 06/06 (terça-feira) às 19h.


Pedimos que nos confirme a participação no evento respondendo a este e-mail, e nos colocamos à disposição para mais informações.


Até lá!


ObMob Salvador

Comments


REALIZAÇÃO 

escritologo_.png

APOIOS 

EQUICIDADES_LOGO 5.png
LUGAR COMUM_QUADRADA.jpg
logo_nova_mobicidade-01.png
logotipo-PNG.png

FINANCIAMENTO

mp logo.png

O site do ObMob Salvador foi criado com recursos de um chamamento público promovido pelo MP-BA em 2020.

🄯 Copyleft

É permitida a reprodução desde que para fins não comerciais e os autores sejam citados.

2021 | TRAMA

bottom of page