top of page

PESQUISA PERFIL CICLISTA 

Este painel tem como objetivo apresentar os principais resultados da terceira edição da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro e suas motivações para utilizar a bicicleta. Nesta terceira edição, foram entrevistados mais de 10 mil ciclistas em 16 cidades de diferentes tamanhos e localizadas nas diferentes regiões brasileiras: Belém, Botucatu, Brasília, Cabo Frio, Campo Grande, Campos dos Goytacazes, Ilhabela, Maceió, Mogi das Cruzes, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A pesquisa foi organizada pela Transporte Ativo e pelo LABMOB-UFRJ, e contou com uma extensa rede de organizações colaboradoras que levaram a campo, durante os meses de setembro a novembro de 2021, mais de 180 pesquisadores. Devido a abrangência e a complexidade da pesquisa, sua concretização só foi possível através da participação e engajamento de todos os envolvidos, fruto de um grande esforço de ação coletiva.

Há uma revolução acontecendo nas cidades brasileiras tendo como protagonistas os ciclistas urbanos: as bicicletas são vistas com cada vez mais frequência nas ruas. Os resultados sintéticos apresentados aqui revelam as principais tendências do deslocamento por bicicleta no cenário de várias cidades brasileiras. Nesta edição adicionamos duas perguntas sobre a pandemia de Covid-19, que atinge as cidades brasileiras desde março de 2020. Com essas perguntas buscamos entender como a pandemia impactou a rotina de deslocamento por bicicleta nas localidades pesquisadas.

Acreditamos que essa pesquisa é fundamental para a produção de conhecimento sobre o uso da bicicleta e também para a sua promoção como modo de transporte eficiente, saudável, seguro e ambientalmente correto. Com isso, esperamos que a utilização dos dados coletados e analisados em mais uma edição da pesquisa subsidie gestores públicos, planejadores e atores da sociedade civil envolvidos na formulação de políticas públicas e ações de promoção do transporte cicloviário.

bottom of page